O ensino de ciências e/ou biologia tem enfrentado dificuldades com relação ao planejamento educacional inclusivo dos alunos portadores de necessidades especiais, como deficiência visual. Essas dificuldades têm relação direta com a formação inicial dos professores e com a infraestrutura disponibilizada pelas escolas. Todavia, é importante explorar métodos e técnicas que possam integrar e analisar os demais sentidos além do visual, que facilitem o processo de ensino e aprendizagem em ciências. Assim, o presente trabalho teve como objetivo analisar uma metodologia alternativa viável tanto para os portadores de TEA quanto para os deficientes visuais, de forma que promovesse à inclusão dos mesmos. O trabalho foi desenvolvido em uma escola pública em duas turmas de ensino fundamental II nas aulas de ciências. Foram confeccionados cartões em alto-relevo com características e estruturas dos grandes grupos das aves, além de utilizado a gravação de sons de cantos característicos de grupos de aves para facilitar a identificação. Reconhecer as partes anatômicas presentes nos cartões em alto-relevo, possibilitou aos alunos com deficiência visual uma maior integração com os demais colegas, tornando o processo de ensino aprendizagem muito mais significativo no que diz respeito a interação e participação destes, principalmente sob uma perspectiva inclusiva.