USO DE JOGOS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UMA ESTRATÉGIA DE ENSINO PARA AMENIZAR A EVASÃO ESCOLAR
Autor (1): Jadeilda Marques França - UEPB
Coautora (2): Erivanusa de Carvalho Alves - UEPB
Universidade Estadual da Paraíba- UEPB
jadeildapb@hotmail.com, fabioerivanusa@gmail.com
RESUMO
Este estudo tem como propósito fazer uma reflexão acerca da evasão escolar na Educação de Jovens e Adultos - EJA, um dos problemas educacionais que atinge atualmente as instituições públicas de ensino, tornando - se um grande desafio para o setor educacional, bem como propor ações que venham minimizar essa problemática, visando à permanência do aluno na escola. Desta forma, procurou-se neste artigo propor uma reflexão, por meio de um relato de experiência em uma escola municipal da cidade de Campina Grande com estudantes da EJA do ensino fundamental I. Tendo como objetivo conscientizar os educando quanto à necessidade da permanência na escola, bem como contribuir na utilização de jogos como um recurso pedagógico, acreditando que esses recursos possam elevar os índices de conclusão dos estudantes nessa modalidade. A metodologia utilizada foi de maneira participativa conduzida por meio de palestra, depoimento e jogos pedagógicos. Sendo assim, concluímos que a participação dos gestores e professores diante de uma metodologia diferenciada venha reduzir a infrequência escolar dos discentes da EJA. Para tanto, estaremos tomando como base teórica autores a exemplo de BISOLLI (2010); BORGES (2010); CORRÊA (2008); FORNARI (2010); GIL (1990) e HAGUETE (1997) e LOPES (2016).
Palavras chave: Evasão escolar. Conscientização. Jogos pedagógicos