Artigo Anais III CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

A ATIVIDADE DA MEDITAÇÃO EM UMA TURMA DO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA PÚBLICA

Palavra-chaves: TRANDISCIPLINARIDADE., ESPIRITUALIDADE., MEDITAÇÃO., APRENDIZAGEM Comunicação Oral (CO) GT-21 – Espiritualidade, Educação Emocional e Inclusão
"2018-08-29 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 44177
    "edicao_id" => 97
    "trabalho_id" => 1101
    "inscrito_id" => 2910
    "titulo" => "A ATIVIDADE DA MEDITAÇÃO EM UMA TURMA DO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA PÚBLICA"
    "resumo" => "O grande desafio lançado ao pensamento e à Educação neste início de século e milênio é a contradição entre, de um lado, os problemas cada vez mais globais, interdependentes e planetários, do outro, a persistência de um modo de conhecimento ainda privilegiando os saberes fragmentados, parcelados e compartimentados. Donde advém a necessidade e a urgência, para uma reforma do Pensamento e da Educação, de valorização dos conhecimentos transdisciplinares que promovam o desenvolvimento, no ensino e na pesquisa, de um espírito propriamente humanizado, que contrariamente ao sistema clássico de ensino, institui um saber hierárquico e autoritário, venha a ajudar a superar a distância entre escola/sociedade e escola/vida. Ao discutirmos a instauração de uma nova relação, entre educadores e educandos a prática transdisciplinar exige-se o cumprimento de certas exigências: a criação de uma nova inteligência e de uma razão aberta capazes de formar uma nova espécie de cientistas e educadores, utilizando essa nova pedagogia. O relato de experiência, apresentado neste presente artigo, revela que, ao ensinar as crianças a prática da meditação e o exercício da gratidão e da paciência melhora o relacionamento interpessoal, a capacidade de resolução de problemas destes no que se refere tanto aos desafios de aprendizagem como na busca de resolução de conflitos a que estão submetidos no contexto onde vivem, resgata a integração entre corpo e mente, pensamento e sentimento, conhecimento e autoconhecimento, e a flexibilidade corporal, mental e espiritual nos processos de construção do conhecimento."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT-21 – Espiritualidade, Educação Emocional e Inclusão"
    "palavra_chave" => "TRANDISCIPLINARIDADE., ESPIRITUALIDADE., MEDITAÇÃO., APRENDIZAGEM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV110_MD1_SA27_ID2910_12082018234016.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:28"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:01:35"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ARLETE RODRIGUES DOS SANTOS SANTA ROSA"
    "autor_nome_curto" => "ARLETE RODRIGUES"
    "autor_email" => "ARSPSI10@HOTMAIL.COM"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais III CINTEDI"
    "edicao_evento" => "III Congresso Internacional de Educação Inclusiva e III Jornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2018"
    "edicao_logo" => "5e49fb7fd07bb_16022020233335.png"
    "edicao_capa" => "5f183d3fcde25_22072020102103.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-08-29 00:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 44177
    "edicao_id" => 97
    "trabalho_id" => 1101
    "inscrito_id" => 2910
    "titulo" => "A ATIVIDADE DA MEDITAÇÃO EM UMA TURMA DO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA PÚBLICA"
    "resumo" => "O grande desafio lançado ao pensamento e à Educação neste início de século e milênio é a contradição entre, de um lado, os problemas cada vez mais globais, interdependentes e planetários, do outro, a persistência de um modo de conhecimento ainda privilegiando os saberes fragmentados, parcelados e compartimentados. Donde advém a necessidade e a urgência, para uma reforma do Pensamento e da Educação, de valorização dos conhecimentos transdisciplinares que promovam o desenvolvimento, no ensino e na pesquisa, de um espírito propriamente humanizado, que contrariamente ao sistema clássico de ensino, institui um saber hierárquico e autoritário, venha a ajudar a superar a distância entre escola/sociedade e escola/vida. Ao discutirmos a instauração de uma nova relação, entre educadores e educandos a prática transdisciplinar exige-se o cumprimento de certas exigências: a criação de uma nova inteligência e de uma razão aberta capazes de formar uma nova espécie de cientistas e educadores, utilizando essa nova pedagogia. O relato de experiência, apresentado neste presente artigo, revela que, ao ensinar as crianças a prática da meditação e o exercício da gratidão e da paciência melhora o relacionamento interpessoal, a capacidade de resolução de problemas destes no que se refere tanto aos desafios de aprendizagem como na busca de resolução de conflitos a que estão submetidos no contexto onde vivem, resgata a integração entre corpo e mente, pensamento e sentimento, conhecimento e autoconhecimento, e a flexibilidade corporal, mental e espiritual nos processos de construção do conhecimento."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT-21 – Espiritualidade, Educação Emocional e Inclusão"
    "palavra_chave" => "TRANDISCIPLINARIDADE., ESPIRITUALIDADE., MEDITAÇÃO., APRENDIZAGEM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV110_MD1_SA27_ID2910_12082018234016.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:28"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:01:35"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ARLETE RODRIGUES DOS SANTOS SANTA ROSA"
    "autor_nome_curto" => "ARLETE RODRIGUES"
    "autor_email" => "ARSPSI10@HOTMAIL.COM"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais III CINTEDI"
    "edicao_evento" => "III Congresso Internacional de Educação Inclusiva e III Jornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2018"
    "edicao_logo" => "5e49fb7fd07bb_16022020233335.png"
    "edicao_capa" => "5f183d3fcde25_22072020102103.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-08-29 00:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 29 de agosto de 2018

Resumo

O grande desafio lançado ao pensamento e à Educação neste início de século e milênio é a contradição entre, de um lado, os problemas cada vez mais globais, interdependentes e planetários, do outro, a persistência de um modo de conhecimento ainda privilegiando os saberes fragmentados, parcelados e compartimentados. Donde advém a necessidade e a urgência, para uma reforma do Pensamento e da Educação, de valorização dos conhecimentos transdisciplinares que promovam o desenvolvimento, no ensino e na pesquisa, de um espírito propriamente humanizado, que contrariamente ao sistema clássico de ensino, institui um saber hierárquico e autoritário, venha a ajudar a superar a distância entre escola/sociedade e escola/vida. Ao discutirmos a instauração de uma nova relação, entre educadores e educandos a prática transdisciplinar exige-se o cumprimento de certas exigências: a criação de uma nova inteligência e de uma razão aberta capazes de formar uma nova espécie de cientistas e educadores, utilizando essa nova pedagogia. O relato de experiência, apresentado neste presente artigo, revela que, ao ensinar as crianças a prática da meditação e o exercício da gratidão e da paciência melhora o relacionamento interpessoal, a capacidade de resolução de problemas destes no que se refere tanto aos desafios de aprendizagem como na busca de resolução de conflitos a que estão submetidos no contexto onde vivem, resgata a integração entre corpo e mente, pensamento e sentimento, conhecimento e autoconhecimento, e a flexibilidade corporal, mental e espiritual nos processos de construção do conhecimento.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.