Esse trabalho apresenta um relato de experiência que tem como objetivo, investigar a contribuição de métodos alternativos de aprendizagem para o desenvolvimento cognitivo de alunos deficientes visuais do Colégio Estadual no município do Crato-CE. Enfatizou-se a importância do desenvolvimento da percepção tátil, na utilização dos recursos adaptados ao ensino desses discentes. Participaram do projeto, 2 alunos do Colégio Estadual do Crato, matriculados no 3º ano do ensino médio. Os recursos didáticos confeccionados e utilizados buscaram proporcionar aos alunos deficientes visuais da escola citada, acesso diferenciado aos conteúdos correspondentes a grade curricular do 3° ano do ensino médio. Para a confecção do material, foi utilizada basicamente cola colorida e cartolina, que foram manuseadas por alunos voluntários videntes das mesmas séries frequentadas pelos alunos deficientes. Os mesmos foram orientados na construção de “fichas táteis” com conteúdos em relevo e atividades didáticas que favorecessem a aprendizagem dos alunos deficientes visuais. Os depoimentos dos professores dos referidos educandos envolvidos foram positivos em relação à produção dos recursos e à importância dos mesmos para o processo de inclusão escolar daqueles alunos