A tecnologia tem proporcionado grandes transformações na vida do ser humano, de tal forma que gera influencias significativa e positiva em suas relações. O computador sendo usando como um recurso tecnológico, tem se mostrado relevante para o desenvolvimento educacional, principalmente quando as atenções estão voltadas à Educação Especial. A presente pesquisa busca analisar as contribuições no ensino e aprendizagem de jovens com Necessidades Educacionais Especiais, por meio do uso de ferramentas tecnológicas, especificamente os jogos educativos desenvolvidos usando a ferramenta Scratch, destacando a importância da utilização das tecnologias, para o desenvolvimento psicomotor no Ensino Especial, abrangendo temas como: Educação Especial, Tecnologia Aplicada à Educação Especial, Aplicação de Jogos na Educação, Jogos na Educação Especial, Scratch: teoria e aplicação, Aplicação de Jogos usando o Scratch na APAE. Portanto, esta pesquisa tem por objetivo, aplicar jogos educativos desenvolvidos na ferramenta Scratch à alunos da Instituição APAE e observar os efeitos obtidos na aprendizagem por meio destes, analisando as contribuições no desenvolvimento de habilidades e aprendizagem dos conteúdos. Nesse contexto, a aplicação desses jogos facilita o Ensino e Aprendizagem na Educação Especial, por ser uma metodologia interativa de aprendizagem.