O artigo tem por objetivo apresentar dados de uma pesquisa sobre a qualidade do ensino ministrado no curso Técnico Integrado de Eletrotécnica do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFF), no campus Campos Centro. A busca da relação existente entre os professores considerados “bons” e a qualidade do ensino ministrado, foi realizada por meio da Análise de Conteúdo, a partir da categorização e classificação dos motivos apontados por discentes e servidores atuantes no PROEJA. A metodologia que priorizou instrumentos de coleta de dados, como enquete, entrevista e observação direta, apontou resultados que revelaram as qualidades do bom professor, bem como as dificuldades vivenciadas pelos docentes que atuam nessa modalidade. A relevância dessa pesquisa qualitativa e exploratória está no fato de que enfrentar o desafio do saber ensinar com qualidade, depende diretamente do professor e da relação que ele estabelece com seus alunos, sobretudo, nas turmas do PROEJA.