Através de estudos bibliográficos, este artigo nos leva a refletir sobre a problemática do Processo de Aquisição da Leitura: Dificuldades e Possibilidades. Sabemos que ao nascer à criança se encontra inserida em mundo letrado, contudo, o meio de comunicação que se estabelece entre ela e as pessoas se dão com o choro, movimentos e expressões. Todavia, a aquisição da leitura não é um procedimento simples, o que leva ao educador buscar estratégias para subsidiar suas práticas. A instituição escolar deve estar preparada para atender e auxiliar o desenvolvimento dos alunos, sobretudo nas séries iniciais, onde, se estabelecem um contato da leitura com as crianças, mas, com um olhar pedagógico. Com a evolução dos métodos de ensino, as práticas docentes se tornaram mais contextualizadas, onde fica evidente a eficiência de tal procedimento. Apesar disso a decodificação ainda é muito utilizada como métodos de alfabetização. Algumas crianças conseguem com facilidade desenvolver suas habilidades de leitura sem enfrentar maiores obstáculos, entretanto existem aquelas que apresentam dificuldades de aprendizagem, pois fatores internos e externos são determinantes para que esse desenvolvimento ocorra naturalmente, uma vez que cada indivíduo possui o seu ritmo de aprendizagem. Com o surgimento das dificuldades, os docentes devem buscar estratégias de ensino, trabalhando de forma prazerosa a leitura e não enfatizando nas dificuldades. Pois é a partir de atividades lúdicas, jogos e brincadeiras que o professor terá como intermediar esse ensino de maneira que o aluno enxergue dentro da leitura um novo mundo, conseguindo fantasiar, criar e fazer novas descobertas.