O presente trabalho tem como objetivo levantar uma reflexão acerca dos desafios e possibilidades da educação inclusiva e de como o psicólogo pode instruir e atuar nesta área. Como método foi utilizado a pesquisa qualitativa em forma de revisão literária. Percebe-se que o tema possui base histórica e, apesar do tempo de estudo, ainda há dificuldades e barreiras em relação a temática, tais como as limitações encontradas na formação do profissional responsáveis por alunos com deficiência, isto é, a estrutura da grade acadêmica dos educadores não contemplam conteúdos e metodologias que corroboram para a formação dos discentes, além do déficit metodológico e estrutural, como recursos essenciais para a realização do ensino que promova a aprendizagem efetiva. Neste contexto, vale ressaltar a importância da atuação da psicologia no intuito de desenvolver, junto com a equipe pedagógica, métodos para romper com os limítrofes da aprendizagem escolar dos estudantes que precisam de atendimento especial. Portanto, notar-se-á a importância de incluir todos os alunos no processo ensino aprendizagem para o desenvolvimento de cada sujeito independente de sua necessidade especial e de uma sociedade mais justa e crítica por meio da educação.