O trabalho relata uma experiência de pesquisa que desenvolveu práticas de melopoética a
partir da Música e da Literatura, apontando para a inovação do ensino dessas duas formas artísticas no
uso dos gêneros textuais, especificamente a letra de música em grupo musical. Além de direcionar o
olhar para uma possibilidade de performance aos modos do teatro, a experiência contribuiu na
formação literomusical crítica e reflexiva de leitores e músicos instrumentistas, pudendo apontar
caminhos metodológicos para o ensino-aprendizagem de Literatura e Música, ao passo que essa
experiência contribuiu de forma efetivamente positiva para com todas as disciplinas curriculares, as
quais os doze integrantes da Orquestra Infanto-juvenil de Flauta Doce cursam na educação básica.
Foram submetidas aos professores e aos flautistas a entrevista estrutura em questionário no modelo
Escala de Likert para medir o grau de conformidade dos entrevistados com relação às intervenções
com a música e a literatura realizadas no grupo. A pesquisa realizada no contexto não formal apresenta
elevado grau positivo de contribuição de impactos no desempenho escolar.