Artigo Anais III CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

PRÁTICA PEDAGÓGICA X PRÁXIS EDUCATIVO: PLANEJANDO AÇÕES ENTRE O ENSINO E A APRENDIZAGEM

Palavra-chaves: ALFABETIZAÇÃO, LETRAMENTO, PLANEJAMENTO, LUDICIDADE, LUDICIDADE Comunicação Oral (CO) GT-09 - POLÍTICAS EDUCACIONAIS: GESTÃO ESCOLAR, FORMAÇÃO DOCENTE E INCLUSÃO
"2018-08-29 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 44967
    "edicao_id" => 97
    "trabalho_id" => 407
    "inscrito_id" => 1992
    "titulo" => """
      PRÁTICA PEDAGÓGICA X PRÁXIS EDUCATIVO: \r\n
      PLANEJANDO AÇÕES ENTRE O ENSINO E A APRENDIZAGEM
      """
    "resumo" => "O presente trabalho relata a experiência que tivemos durante a formação PNAIC 2017/2018 com a professora Cristiana Floriano do 2º, 3º e 5º anos do Ensino Fundamental da Escola Municipal de Ensino Fundamental “Rosil de Carvalho Costa”, situada na zona rural do município de Duas Estradas, PB. A instituição atende crianças de 4 a 10 anos no período matutino com sala  multisseriada. Durante o período da formação continuada a professora colocou em prática metodologias orientadas pelo programa com o intuito de tornar o ambiente e aprendizagem escolar significativos no que concerne a prática pedagógica. Partindo da ideia de Vasconcellos quando diz em seu texto: O planejamento como métodos da práxis pedagógica onde afirma que os planos não devem ser entendidos de maneira apenas burocrática e estático, mas se o professor não planeja com certeza não irá envolver o aluno nas atividades dando significado ao ensino e a aprendizagem. No processo de formação autores como: Magda Soares, Emília Ferreiro, Ana Teberosky, Angela Dionisio, Celso Vasconcelos e Perrenoud dentre outros que propõem reflexões e ações sobre Alfabetização e Letramento, planejamento e avaliação. Nessa perspectiva, buscou-se implementar uma práxis, ação-reflexão-ação sobre a prática pedagógica, de maneira a torná-la significativa para si e pra nossos alunos. Com objetivos de desenvolver o pensamento lógico, possibilitar as diferentes formas de linguagens, construir um processo de leitura e escrita significativa que atenda as relações culturais; além de proporcionar entrosamento entre família e a escola contribuindo com continuidade dos princípios éticos da autonomia, do afeto e do bem comum."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT-09 - POLÍTICAS EDUCACIONAIS: GESTÃO ESCOLAR, FORMAÇÃO DOCENTE E INCLUSÃO"
    "palavra_chave" => "ALFABETIZAÇÃO, LETRAMENTO, PLANEJAMENTO, LUDICIDADE, LUDICIDADE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV110_MD1_SA9_ID1992_30072018225907.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:28"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:01:38"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SUSANA GOMES E SILVA COSTA"
    "autor_nome_curto" => "SUSANA COSTA"
    "autor_email" => "sgsc31@gmail.com"
    "autor_ies" => "UFPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais III CINTEDI"
    "edicao_evento" => "III Congresso Internacional de Educação Inclusiva e III Jornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2018"
    "edicao_logo" => "5e49fb7fd07bb_16022020233335.png"
    "edicao_capa" => "5f183d3fcde25_22072020102103.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-08-29 00:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 44967
    "edicao_id" => 97
    "trabalho_id" => 407
    "inscrito_id" => 1992
    "titulo" => """
      PRÁTICA PEDAGÓGICA X PRÁXIS EDUCATIVO: \r\n
      PLANEJANDO AÇÕES ENTRE O ENSINO E A APRENDIZAGEM
      """
    "resumo" => "O presente trabalho relata a experiência que tivemos durante a formação PNAIC 2017/2018 com a professora Cristiana Floriano do 2º, 3º e 5º anos do Ensino Fundamental da Escola Municipal de Ensino Fundamental “Rosil de Carvalho Costa”, situada na zona rural do município de Duas Estradas, PB. A instituição atende crianças de 4 a 10 anos no período matutino com sala  multisseriada. Durante o período da formação continuada a professora colocou em prática metodologias orientadas pelo programa com o intuito de tornar o ambiente e aprendizagem escolar significativos no que concerne a prática pedagógica. Partindo da ideia de Vasconcellos quando diz em seu texto: O planejamento como métodos da práxis pedagógica onde afirma que os planos não devem ser entendidos de maneira apenas burocrática e estático, mas se o professor não planeja com certeza não irá envolver o aluno nas atividades dando significado ao ensino e a aprendizagem. No processo de formação autores como: Magda Soares, Emília Ferreiro, Ana Teberosky, Angela Dionisio, Celso Vasconcelos e Perrenoud dentre outros que propõem reflexões e ações sobre Alfabetização e Letramento, planejamento e avaliação. Nessa perspectiva, buscou-se implementar uma práxis, ação-reflexão-ação sobre a prática pedagógica, de maneira a torná-la significativa para si e pra nossos alunos. Com objetivos de desenvolver o pensamento lógico, possibilitar as diferentes formas de linguagens, construir um processo de leitura e escrita significativa que atenda as relações culturais; além de proporcionar entrosamento entre família e a escola contribuindo com continuidade dos princípios éticos da autonomia, do afeto e do bem comum."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT-09 - POLÍTICAS EDUCACIONAIS: GESTÃO ESCOLAR, FORMAÇÃO DOCENTE E INCLUSÃO"
    "palavra_chave" => "ALFABETIZAÇÃO, LETRAMENTO, PLANEJAMENTO, LUDICIDADE, LUDICIDADE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV110_MD1_SA9_ID1992_30072018225907.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:28"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:01:38"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SUSANA GOMES E SILVA COSTA"
    "autor_nome_curto" => "SUSANA COSTA"
    "autor_email" => "sgsc31@gmail.com"
    "autor_ies" => "UFPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais III CINTEDI"
    "edicao_evento" => "III Congresso Internacional de Educação Inclusiva e III Jornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2018"
    "edicao_logo" => "5e49fb7fd07bb_16022020233335.png"
    "edicao_capa" => "5f183d3fcde25_22072020102103.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-08-29 00:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 29 de agosto de 2018

Resumo

O presente trabalho relata a experiência que tivemos durante a formação PNAIC 2017/2018 com a professora Cristiana Floriano do 2º, 3º e 5º anos do Ensino Fundamental da Escola Municipal de Ensino Fundamental “Rosil de Carvalho Costa”, situada na zona rural do município de Duas Estradas, PB. A instituição atende crianças de 4 a 10 anos no período matutino com sala multisseriada. Durante o período da formação continuada a professora colocou em prática metodologias orientadas pelo programa com o intuito de tornar o ambiente e aprendizagem escolar significativos no que concerne a prática pedagógica. Partindo da ideia de Vasconcellos quando diz em seu texto: O planejamento como métodos da práxis pedagógica onde afirma que os planos não devem ser entendidos de maneira apenas burocrática e estático, mas se o professor não planeja com certeza não irá envolver o aluno nas atividades dando significado ao ensino e a aprendizagem. No processo de formação autores como: Magda Soares, Emília Ferreiro, Ana Teberosky, Angela Dionisio, Celso Vasconcelos e Perrenoud dentre outros que propõem reflexões e ações sobre Alfabetização e Letramento, planejamento e avaliação. Nessa perspectiva, buscou-se implementar uma práxis, ação-reflexão-ação sobre a prática pedagógica, de maneira a torná-la significativa para si e pra nossos alunos. Com objetivos de desenvolver o pensamento lógico, possibilitar as diferentes formas de linguagens, construir um processo de leitura e escrita significativa que atenda as relações culturais; além de proporcionar entrosamento entre família e a escola contribuindo com continuidade dos princípios éticos da autonomia, do afeto e do bem comum.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.