As considerações referentes a este trabalho iniciou-se a partir da observação da prática docente que possibilitou-nos a reflexão sobre a teoria e a prática. A presença de alunos com deficiência é uma realidade em muitas escolas públicas do município de Campina Grande- PB. Entretanto, podemos nos perguntar, seria possível uma professora do ensino fundamental na turma de primeiro ano, realizar atividades que possibilitem um desenvolvimento nas duas crianças com deficiência, sem ajuda de cuidadora e materiais pedagógicos específicos para lhe auxiliarem? Observamos em sala de aula como a professora alfabetizadora realiza o trabalho de ensino-aprendizagem para com os educandos tidos como “normais” e com deficiência. Um dos fatores analisados foi à falta de profissionais de apoio para auxiliá-la, e a falta de materiais pedagógicos adequados para o desenvolvimento de outras atividades especifica para com os alunos com necessidades especiais. Durante os diálogos com a professora alfabetizadora observamos a sua grande preocupação com os alunos, a mesma afirma que as mudanças devem ocorrer em primeiro lugar em seu modo de agir, ou seja, é preciso querer mudar a realidade. Evidenciamos que a professora busca despertar as competências e habilidades dos alunos e mostra-se disposta a trabalhar as dificuldades das crianças, porém nem sempre é possível garantir a todos um saber homogêneo, pois cada criança tem suas especificidades e as crianças com necessidades especiais sem a mediação adequada.