Artigo Anais III CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

POR UMA PEDAGOGIA DA INCLUSÃO: REFLEXÕES SOBRE O PROJETO APONTE, JOÃO PESSOA, PB.

Palavra-chaves: PROJETO APONTE, DISTÚRBIOS, DIFICULDADES, INCLUSÃO, INCLUSÃO Comunicação Oral (CO) GT-04 - DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM E POLÍTICAS PÚBLICAS DE INCLUSÃO EDUCACIONAL
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Publicado em 29 de agosto de 2018

Resumo

O presente artigo tem por objetivo refletir sobre a proposta pedagógica desenvolvida pelo Projeto Aponte junto a estudantes com deficiências, dificuldades ou distúrbios de aprendizagem e sua contribuição no processo de inclusão educacional. O Projeto Aponte trata-se de uma associação filantrópica que oferece atendimento educacional especializado para educandos de 6 a 13 anos, com histórico de dificuldades no processo de escolarização, oriundos de escolas da rede pública de ensino, em João Pessoa, PB. A fim de conhecer a proposta e refletir sobre sua contribuição acompanhamos o Projeto Aponte desde a recepção dos estudantes e em todas as etapas subsequentes: avaliação diagnóstica, organização dos grupos de atendimento, planejamento das atividades, realização dos atendimentos, avaliação final feita pelos professores em suas escolas de origem. Todo processo investigativo durou dois semestres letivos (fevereirojunho e agostodezembro2017), tendo por base a pesquisa de natureza qualitativa, de caráter exploratório e descritivo, do tipo estudo de caso, cujos instrumentos foram: observação participante com registro em diário de campo e pesquisa documental. Os resultados revelaram que o projeto vivencia uma proposta inovadora, tendo por pilares básicos: os sujeitos, o ambiente e as relações. E que tal proposta promove um atendimento diferenciado que impacta o aprendizado dos estudantes e patrocina a inclusão social dos mesmos em suas escolas de origem.

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