Atualmente a educação inclusiva é um tema amplamente discutido, onde a inclusão escolar de alunos com necessidades educacionais especiais é obrigatória, segundo a legislação, e não somente possuem o direito de serem matriculados, como também de ter garantia de aprendizagem e desenvolvimento de suas potencialidades. Em vista disso, o presente trabalho tem como objetivo compreender qual a visão dos professores de uma escola pública sobre o processo de inclusão na escola. Sendo assim, buscou-se discutir sobre o processo de inclusão através do relato de alguns professores da educação básica, focando também, sobre a função da escola e o papel do professor nesse cenário. Metodologicamente como instrumento de coleta de dados foi aplicado questionários contendo quatro questões. A pesquisa foi realizada com seis docentes de disciplinas distintas, entre elas: português, matemática, geográfica, química e física. Enfatizamos as dificuldades encontradas pelos professores que atuam na escola e que no decorrer do ano letivo se deparam com alunos com necessidades especiais. Após isso, evidenciamos que existem alguns conceitos encarados como sinônimos pelos professores, integração e inclusão, bem como aparece em suas falas pouco conhecimento de como lidar com as questões relativas à inclusão, o que dificulta o trabalho na perspectiva inclusiva real.