RESUMO
Trata-se de um artigo que advém das observações feitas durante o percurso de formação de um
estudante com deficiência múltipla, Intelectual e visual, acompanhado, desde o ano de 2014, pela
Diretoria de Políticas e Ações Inclusivas (DAIN), da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.
Aborda o biográfico e o educativo como dupla entrada de sua produção e construção do conhecimento.
O objetivo é de apresentar a condição de um estudante com deficiência múltipla e as adequações
necessárias, e realizadas, para a progressão nos estudos, considerando as orientações sinalizadas por
profissionais especializados da DAIN que o acompanham, desde o início do seu curso, para
compreender, como o estudante vem obtendo êxito nos estudos em sua trajetória de história de
formação acadêmica, bem como os processos de adaptações em curso relativos ao seu aprendizado.
Escolhemos o método de pesquisa (auto) biográfico e de história de vida, com sessões de narrativas
reflexivas e entrevistas de profundidade com o estudante. O acompanhamento da DAIN aponta amplas
possibilidades de sucesso acadêmico a partir do respeito às adequações feitas pelos professores, para
superação dos estigmas e condução ao êxito nos estudos. Concluímos que as adequações tendo sido
observadas levam ao êxito acadêmico e são centrais para a compreensão da trajetória de vida e
formação refletida do estudante, bem como o entendimento da (auto) biografia como um método
investigativo no processo de transformação do sujeito, no pensar em si, falar de si e escrever de si,
autoformação e transformação.
Palavras-chave: Formação, Biográfico, Educativo, Deficiência Múltipla.