Artigo Anais III CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

PERCURSO DE UM ESTUDANTE EM FORMAÇÃO: UMA DUPLA ENTRADA ENTRE O BIOGRÁFICO E O EDUCATIVO

Palavra-chaves: FORMAÇÃO, BIOGRÁFICO, EDUCATIVO, DEFICIÊNCIA MULTIPLA Comunicação Oral (CO) GT-04 - DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM E POLÍTICAS PÚBLICAS DE INCLUSÃO EDUCACIONAL
"2018-08-29 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 44939
    "edicao_id" => 97
    "trabalho_id" => 460
    "inscrito_id" => 2298
    "titulo" => """
      PERCURSO DE UM ESTUDANTE EM FORMAÇÃO: UMA DUPLA ENTRADA ENTRE O\r\n
      BIOGRÁFICO E O EDUCATIVO
      """
    "resumo" => """
      RESUMO\r\n
      Trata-se de um artigo que advém das observações feitas durante o percurso de formação de um\r\n
      estudante com deficiência múltipla, Intelectual e visual, acompanhado, desde o ano de 2014, pela\r\n
      Diretoria de Políticas e Ações Inclusivas (DAIN), da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.\r\n
      Aborda o biográfico e o educativo como dupla entrada de sua produção e construção do conhecimento.\r\n
      O objetivo é de apresentar a condição de um estudante com deficiência múltipla e as adequações\r\n
      necessárias, e realizadas, para a progressão nos estudos, considerando as orientações sinalizadas por\r\n
      profissionais especializados da DAIN que o acompanham, desde o início do seu curso, para\r\n
      compreender, como o estudante vem obtendo êxito nos estudos em sua trajetória de história de\r\n
      formação acadêmica, bem como os processos de adaptações em curso relativos ao seu aprendizado.\r\n
      Escolhemos o método de pesquisa (auto) biográfico e de história de vida, com sessões de narrativas\r\n
      reflexivas e entrevistas de profundidade com o estudante. O acompanhamento da DAIN aponta amplas\r\n
      possibilidades de sucesso acadêmico a partir do respeito às adequações feitas pelos professores, para\r\n
      superação dos estigmas e condução ao êxito nos estudos. Concluímos que as adequações tendo sido\r\n
      observadas levam ao êxito acadêmico e são centrais para a compreensão da trajetória de vida e\r\n
      formação refletida do estudante, bem como o entendimento da (auto) biografia como um método\r\n
      investigativo no processo de transformação do sujeito, no pensar em si, falar de si e escrever de si,\r\n
      autoformação e transformação.\r\n
      Palavras-chave: Formação, Biográfico, Educativo, Deficiência Múltipla.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT-04 - DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM E POLÍTICAS PÚBLICAS DE INCLUSÃO EDUCACIONAL"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO, BIOGRÁFICO, EDUCATIVO, DEFICIÊNCIA MULTIPLA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV110_MD1_SA4_ID2298_01082018120538.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:28"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:01:38"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSÉ BEZERRA NETO"
    "autor_nome_curto" => "JOSÉ BEZERRA"
    "autor_email" => "barbosa-bezerra@hotmail.c"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais III CINTEDI"
    "edicao_evento" => "III Congresso Internacional de Educação Inclusiva e III Jornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2018"
    "edicao_logo" => "5e49fb7fd07bb_16022020233335.png"
    "edicao_capa" => "5f183d3fcde25_22072020102103.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-08-29 00:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 44939
    "edicao_id" => 97
    "trabalho_id" => 460
    "inscrito_id" => 2298
    "titulo" => """
      PERCURSO DE UM ESTUDANTE EM FORMAÇÃO: UMA DUPLA ENTRADA ENTRE O\r\n
      BIOGRÁFICO E O EDUCATIVO
      """
    "resumo" => """
      RESUMO\r\n
      Trata-se de um artigo que advém das observações feitas durante o percurso de formação de um\r\n
      estudante com deficiência múltipla, Intelectual e visual, acompanhado, desde o ano de 2014, pela\r\n
      Diretoria de Políticas e Ações Inclusivas (DAIN), da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.\r\n
      Aborda o biográfico e o educativo como dupla entrada de sua produção e construção do conhecimento.\r\n
      O objetivo é de apresentar a condição de um estudante com deficiência múltipla e as adequações\r\n
      necessárias, e realizadas, para a progressão nos estudos, considerando as orientações sinalizadas por\r\n
      profissionais especializados da DAIN que o acompanham, desde o início do seu curso, para\r\n
      compreender, como o estudante vem obtendo êxito nos estudos em sua trajetória de história de\r\n
      formação acadêmica, bem como os processos de adaptações em curso relativos ao seu aprendizado.\r\n
      Escolhemos o método de pesquisa (auto) biográfico e de história de vida, com sessões de narrativas\r\n
      reflexivas e entrevistas de profundidade com o estudante. O acompanhamento da DAIN aponta amplas\r\n
      possibilidades de sucesso acadêmico a partir do respeito às adequações feitas pelos professores, para\r\n
      superação dos estigmas e condução ao êxito nos estudos. Concluímos que as adequações tendo sido\r\n
      observadas levam ao êxito acadêmico e são centrais para a compreensão da trajetória de vida e\r\n
      formação refletida do estudante, bem como o entendimento da (auto) biografia como um método\r\n
      investigativo no processo de transformação do sujeito, no pensar em si, falar de si e escrever de si,\r\n
      autoformação e transformação.\r\n
      Palavras-chave: Formação, Biográfico, Educativo, Deficiência Múltipla.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT-04 - DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM E POLÍTICAS PÚBLICAS DE INCLUSÃO EDUCACIONAL"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO, BIOGRÁFICO, EDUCATIVO, DEFICIÊNCIA MULTIPLA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV110_MD1_SA4_ID2298_01082018120538.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:28"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:01:38"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSÉ BEZERRA NETO"
    "autor_nome_curto" => "JOSÉ BEZERRA"
    "autor_email" => "barbosa-bezerra@hotmail.c"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais III CINTEDI"
    "edicao_evento" => "III Congresso Internacional de Educação Inclusiva e III Jornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2018"
    "edicao_logo" => "5e49fb7fd07bb_16022020233335.png"
    "edicao_capa" => "5f183d3fcde25_22072020102103.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-08-29 00:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 29 de agosto de 2018

Resumo

RESUMO Trata-se de um artigo que advém das observações feitas durante o percurso de formação de um estudante com deficiência múltipla, Intelectual e visual, acompanhado, desde o ano de 2014, pela Diretoria de Políticas e Ações Inclusivas (DAIN), da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Aborda o biográfico e o educativo como dupla entrada de sua produção e construção do conhecimento. O objetivo é de apresentar a condição de um estudante com deficiência múltipla e as adequações necessárias, e realizadas, para a progressão nos estudos, considerando as orientações sinalizadas por profissionais especializados da DAIN que o acompanham, desde o início do seu curso, para compreender, como o estudante vem obtendo êxito nos estudos em sua trajetória de história de formação acadêmica, bem como os processos de adaptações em curso relativos ao seu aprendizado. Escolhemos o método de pesquisa (auto) biográfico e de história de vida, com sessões de narrativas reflexivas e entrevistas de profundidade com o estudante. O acompanhamento da DAIN aponta amplas possibilidades de sucesso acadêmico a partir do respeito às adequações feitas pelos professores, para superação dos estigmas e condução ao êxito nos estudos. Concluímos que as adequações tendo sido observadas levam ao êxito acadêmico e são centrais para a compreensão da trajetória de vida e formação refletida do estudante, bem como o entendimento da (auto) biografia como um método investigativo no processo de transformação do sujeito, no pensar em si, falar de si e escrever de si, autoformação e transformação. Palavras-chave: Formação, Biográfico, Educativo, Deficiência Múltipla.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.