Com as transformações do modo de vida em sociedade proposto pela globalização e o advento da tecnologia, a pesquisa em educação ganhou uma nova roupagem, e na década de 1960 surgiu o movimento CTS. A necessidade de promover um processo de ensino e aprendizagem em uma perspectiva da vida cotidiana do discente vem sendo um dos desafios do professor contemporâneo. Como o Brasil é um dos campeões na produção de lixo eletrônico, faz -se necessário ao professor de química direcionar o olhar para esta temática, conferindo aos discentes a possibilidade de intervir e compreender essa realidade próxima, pondo em prática os conhecimentos técnico-científicos advindos do ambiente escolar. A pesquisa propõe uma sequência de aulas para o ensino de eletroquímica usando o descarte de eletroeletrônicos como tema gerador. De cunho qualitativo, exploratório e estudando o caso, ainda em andamento, os autores acreditam que a proposta apresenta uma possibilidade de ensino e aprendizagem contextualizada, eficaz e que promove a alfabetização científica tanto para os discentes quanto para a comunidade adjacente ao espaço escolar.