A educação inclusiva vem sendo ultimamente muito discutido no contexto da educação. E
têm sido de grande importância para se debater essa temática como o caráter excludente da sociedade
atual, políticas educacionais voltadas para as pessoas com necessidades especiais e situação da
escolarização no Brasil. Apesar de todos os progressos e avanços humanitários em direção ao
cumprimento dos direitos das pessoas com deficiência, não podemos deixar de mostrar que a
discriminação ainda existe. Neste sentido, o presente trabalho tem por objetivo vivenciar in loco a
experiência, debater sobre as políticas de ascensão da Educação Inclusiva, estudo de casos e contribuir
para futuras pesquisas. O trabalho foi desenvolvido em visita realizada a Coordenação de Educação
Inclusiva e a Escola Municipal Paulino Siqueira localizadas no município de Cabedelo-PB, tendo
como objeto o relato dos profissionais frente às adversidades encontrada na sala de aula, por meio do
estudo de caso. Onde a partir disso, percebemos a importância de políticas públicas que dêem
visibilidade ao movimento, para que dessa forma tenhamos cada vez mais inclusões em todos
segmentos da nossa sociedade. Com isso, é necessário garantir o cumprimento das leis previsto na
constituição. Assim teremos um país mais igualitário.