O presente artigo é resultado da análise de um Livro Didático para a Educação de Jovens e Adultos (EJA), deste modo, buscamos analisar as contribuições do mesmo para a aquisição da leitura e escrita de jovens e adultos tendo como objetivos direcionadores: Identificar se as atividades promovem a compreensão das propriedades do sistema de escrita alfabética e o domínio e/ou a consolidação de suas convenções som-grafia; Apontar se atividades propostas no livro promovem a compreensão das regularidades ortográficas e a tomada de consciência/memorização das irregularidades; e descrever se o livro contribui para o contato com a diversidade de gêneros textuais presentes na sociedade, assim como o favorecimento de experiências significativas de letramento. Utilizando-se da Análise Documental (LÜDKE; ANDRÉ, 1986), esboçamos as principais contribuições do livro analisado para a alfabetização e letramento na EJA. Os dados apontaram que o livro pode contribuir para com os educandos, possibilitando maior autonomia na construção de sua aprendizagem. Desse modo, os jovens e adultos, incluindo aqueles pertencentes ao território do campo, podem ter melhores condições de enfrentar os desafios do mundo contemporâneo e continuar aprendendo cada vez mais ao longo de sua vida.