Artigo Anais III CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

O PROCESSO DE ACOLHIMENTO AOS PAIS E/OU ACOMPANHANTES DA CLÍNICA PEDAGÓGICA PROFESSOR HEITOR CARRILHO – NATAL/RN

Palavra-chaves: SERVIÇO SOCIAL, SAÚDE MENTAL, ACOLHIMENTO, CUIDADO, CUIDADO Comunicação Oral (CO) GT-04 - DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM E POLÍTICAS PÚBLICAS DE INCLUSÃO EDUCACIONAL
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Publicado em 29 de agosto de 2018

Resumo

O presente trabalho é resultado da experiência do estágio curricular com mães/pais/acompanhantes e profissionais realizado no período de agosto de 2014 a julho de 2015, na Clínica Pedagógica Professor Heitor Carrilho, localizada à rua Estância Velha nº 1630, Bairro Neópolis, Natal, Rio Grande do Norte. A clínica atende público alvo específico, envolve pessoas com deficiência múltipla que estejam em idade entre 0 – 18 anos. O objetivo geral da pesquisa-ação foi analisar o processo de acolhimento e a participação dos agentes (mães, pais e/ou acompanhantes e profissionais) no âmbito institucional. Quanto aos fins específicos, a. buscou-se articular rodas de conversa junto às mães pais e/ou acompanhantes; b. refletir junto aos profissionais sobre o acolhimento; c. dialogar com os pais e/ou acompanhantes sobre o acesso aos direitos e os desafios no cuidado e construção de vínculos e a autoestima deste público; d. promover atividades de oficinas as mães da clínica, como estratégia de fortalecer o clube de mães. A metodologia utilizada foi a de diário de campo, observação participante, uso da escuta qualificada, acolhimento, coleta de dados, pesquisa exploratória, descritiva, bibliográfica e quantiqualitativa, envolvendo 50% do público alvo, 16 funcionários e 78 pais/familiares, correspondendo um total de 94 questionários aplicados, realizados no horário vespertino. A pesquisa e a aplicação dos questionários, com perguntas estruturadas, abertas e fechada, objetivas e subjetivas, foi realizada no período de novembro a dezembro do ano de 2014. Os resultados atingidos aplicam-se a intervenção, e, as consequentes repostas ao nó crítico no referido objeto de estudo ora analisado.

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