A pesquisa consistiu em uma análise das ações pedagógicas realizadas em uma sala de Atendimento Educacional Especializado (AEE) de uma das escolas municipais de campina Grande -PB, selecionada por apresentar maior representatividade na inclusão de crianças com deficiência intelectual. Para tanto, foi realizada uma visita acadêmica à sala de AEE e uma entrevista com a professora psicopedagoga responsável pelo monitoramento desta sala com perguntas que versavam sobre a implantação da sala, sistemática do atendimento, processo de avaliação do aluno com deficiência e dificuldades enfrentadas. Em vários momentos, foi citada a importância de ensinar a esses alunos não apenas o conteúdo curricular, mas também autonomia na realização de atividades diárias levando-os a ter a uma vida mais independente possível. Fato comprovado pela observação dos professores do avanço de alguns alunos. Foram pontuadas possíveis adaptações que podem ser adotadas para o processo de avaliação do aluno com deficiência intelectual, além, da importância do desenvolvimento de políticas que promovam uma formação que habilite o professor para lidar com a diversidade das necessidades educacionais especiais. A análise da conjuntura da concepção dos profissionais e a observação da dinâmica de atuação dos mesmos permite elencar algumas atitudes necessárias para a implementação de fato da educação inclusiva para finalmente vencer a barreira da exclusão.