As teorias elaboradas sobre o ensino da literatura no ensino médio em vários momentos da história se legitimam, tendo em vista, a importância da leitura na formação do indivíduo. Dessa forma, esse relato de experiência, tem por objetivo fazer uma reflexão da ação, e também, uma análise teórica sobre o projeto de leitura que trabalhamos em uma escola pública, no município de Governador Celso Ramos, estado de Santa Catarina. Este tema vem sendo discutidos em vários espaços, dentro e fora das escolas, pois a sociedade reconhece a dificuldade que boa parte dos brasileiros tem em ter uma prática de leitura, sendo que muitos desses nem chegam a ser considerados leitores proficientes. A construção desse projeto partiu da visão dinâmica do conhecimento e de práticas educativas, numa condição contextualizada, procurando atender aos anseios dos sujeitos envolvidos nesse desafio de disponibilizar obras literárias em uma escola que não tem uma biblioteca disponível para atender aos alunos do ensino médio noturno, e por acreditarmos que a Educação deveria estar intrinsicamente ligada ao conceito de Equidade. Portanto, na produção de ideias para esse debate, optou-se na pesquisa por uma bibliografia teórica sobre literatura e ensino médio, fundamentada em autores como Marin (2001), Lajolo (1993) e Souza; Cosson (2013). A contribuição do presente relato encontra-se em fomentar e reconhecer a importância da leitura no processo educacional.