Resumo
O presente trabalho faz parte de pesquisa de conclusão de curso que temos desenvolvido no âmbito da pedagogia, e tem como objetivo refletir sobre práticas inclusivas para a inserção de estudantes com necessidades educacionais especiais (NEE’s) em escolas regulares. A pergunta que motiva a presente pesquisa é: Qual é a relação entre práticas inclusivas e o acesso de estudantes com NEE à escola regular? Para isso, a metodologia adotada foi a realização de observações participantes, registradas em relatórios que compõem o diário de campo, realizadas tanto na sala regular quanto na sala de recursos de uma escola pública, ocorridas entre os meses de Dezembro de 2017 e Maio de 2018, na cidade de Água Branca- AL. Diante dos resultados que foram obtidos pôde-se perceber que ainda são encontradas ações excludentes nos espaços escolares da sala regular e as práticas inclusivas através de ferramentas pedagógicas, estímulo à interação e participação de todos os estudantes ainda são insuficientes, precisando ser constantemente revistas, repensadas, investidas. Quanto ao papel das salas regular e especial, os resultados evidenciaram que alguns estudantes acabam frequentando apenas a sala de recursos, o que dificulta os objetivos de inclusão na sala regular. Desta forma, estigmas e rótulos precisam ser rompidos e mudanças precisam ser advindas na formação de professores para que a inclusão possa ser exitosa nas práticas utilizadas e não somente por estes profissionais mais por todos que fazem parte da comunidade escolar. Afinal isto é assunto que cabe a todos.