Artigo Anais III CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

O ACESSO DOS ESTUDANTES COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS À ESCOLA REGULAR: UM OLHAR PARA AS PRÁTICAS INCLUSIVAS

Palavra-chaves: NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS, INCLUSÃO, PROFESSORAS, SALA REGULAR, SALA REGULAR Comunicação Oral (CO) GT-06 - EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
"2018-08-29 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 44810
    "edicao_id" => 97
    "trabalho_id" => 101
    "inscrito_id" => 993
    "titulo" => "O ACESSO DOS ESTUDANTES COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS À ESCOLA REGULAR: UM OLHAR PARA AS PRÁTICAS INCLUSIVAS"
    "resumo" => """
      Resumo\r\n
      O presente trabalho faz parte de pesquisa de conclusão de curso que temos desenvolvido no âmbito da pedagogia, e tem como objetivo refletir sobre práticas inclusivas para a inserção de estudantes com necessidades educacionais especiais (NEE’s) em escolas regulares. A pergunta que motiva a presente pesquisa é: Qual é a relação entre práticas inclusivas e o acesso de estudantes com NEE à escola regular? Para isso, a metodologia adotada foi a realização de observações participantes, registradas em relatórios que compõem o diário de campo, realizadas tanto na sala regular quanto na sala de recursos de uma escola pública, ocorridas entre os meses de Dezembro de 2017 e Maio de 2018, na cidade de Água Branca- AL. Diante dos resultados que foram obtidos pôde-se perceber que ainda são encontradas ações excludentes nos espaços escolares da sala regular e as práticas inclusivas através de ferramentas pedagógicas, estímulo à interação e participação de todos os estudantes ainda são insuficientes, precisando ser constantemente revistas, repensadas, investidas. Quanto ao papel das salas regular e especial, os resultados evidenciaram que alguns estudantes acabam frequentando apenas a sala de recursos, o que dificulta os objetivos de inclusão na sala regular. Desta forma, estigmas e rótulos precisam ser rompidos e mudanças precisam ser advindas na formação de professores para que a inclusão possa ser exitosa nas práticas utilizadas e não somente por estes profissionais mais por todos que fazem parte da comunidade escolar. Afinal isto é assunto que cabe a todos.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT-06 - EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA"
    "palavra_chave" => "NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS, INCLUSÃO, PROFESSORAS, SALA REGULAR, SALA REGULAR"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV110_MD1_SA6_ID993_24052018011409.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:28"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:01:37"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RITA MARLES GONÇALVES"
    "autor_nome_curto" => "RITA"
    "autor_email" => "ritamarles@outlook.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais III CINTEDI"
    "edicao_evento" => "III Congresso Internacional de Educação Inclusiva e III Jornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2018"
    "edicao_logo" => "5e49fb7fd07bb_16022020233335.png"
    "edicao_capa" => "5f183d3fcde25_22072020102103.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-08-29 00:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 44810
    "edicao_id" => 97
    "trabalho_id" => 101
    "inscrito_id" => 993
    "titulo" => "O ACESSO DOS ESTUDANTES COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS À ESCOLA REGULAR: UM OLHAR PARA AS PRÁTICAS INCLUSIVAS"
    "resumo" => """
      Resumo\r\n
      O presente trabalho faz parte de pesquisa de conclusão de curso que temos desenvolvido no âmbito da pedagogia, e tem como objetivo refletir sobre práticas inclusivas para a inserção de estudantes com necessidades educacionais especiais (NEE’s) em escolas regulares. A pergunta que motiva a presente pesquisa é: Qual é a relação entre práticas inclusivas e o acesso de estudantes com NEE à escola regular? Para isso, a metodologia adotada foi a realização de observações participantes, registradas em relatórios que compõem o diário de campo, realizadas tanto na sala regular quanto na sala de recursos de uma escola pública, ocorridas entre os meses de Dezembro de 2017 e Maio de 2018, na cidade de Água Branca- AL. Diante dos resultados que foram obtidos pôde-se perceber que ainda são encontradas ações excludentes nos espaços escolares da sala regular e as práticas inclusivas através de ferramentas pedagógicas, estímulo à interação e participação de todos os estudantes ainda são insuficientes, precisando ser constantemente revistas, repensadas, investidas. Quanto ao papel das salas regular e especial, os resultados evidenciaram que alguns estudantes acabam frequentando apenas a sala de recursos, o que dificulta os objetivos de inclusão na sala regular. Desta forma, estigmas e rótulos precisam ser rompidos e mudanças precisam ser advindas na formação de professores para que a inclusão possa ser exitosa nas práticas utilizadas e não somente por estes profissionais mais por todos que fazem parte da comunidade escolar. Afinal isto é assunto que cabe a todos.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT-06 - EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA"
    "palavra_chave" => "NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS, INCLUSÃO, PROFESSORAS, SALA REGULAR, SALA REGULAR"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV110_MD1_SA6_ID993_24052018011409.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:28"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:01:37"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RITA MARLES GONÇALVES"
    "autor_nome_curto" => "RITA"
    "autor_email" => "ritamarles@outlook.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais III CINTEDI"
    "edicao_evento" => "III Congresso Internacional de Educação Inclusiva e III Jornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2018"
    "edicao_logo" => "5e49fb7fd07bb_16022020233335.png"
    "edicao_capa" => "5f183d3fcde25_22072020102103.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-08-29 00:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 29 de agosto de 2018

Resumo

Resumo O presente trabalho faz parte de pesquisa de conclusão de curso que temos desenvolvido no âmbito da pedagogia, e tem como objetivo refletir sobre práticas inclusivas para a inserção de estudantes com necessidades educacionais especiais (NEE’s) em escolas regulares. A pergunta que motiva a presente pesquisa é: Qual é a relação entre práticas inclusivas e o acesso de estudantes com NEE à escola regular? Para isso, a metodologia adotada foi a realização de observações participantes, registradas em relatórios que compõem o diário de campo, realizadas tanto na sala regular quanto na sala de recursos de uma escola pública, ocorridas entre os meses de Dezembro de 2017 e Maio de 2018, na cidade de Água Branca- AL. Diante dos resultados que foram obtidos pôde-se perceber que ainda são encontradas ações excludentes nos espaços escolares da sala regular e as práticas inclusivas através de ferramentas pedagógicas, estímulo à interação e participação de todos os estudantes ainda são insuficientes, precisando ser constantemente revistas, repensadas, investidas. Quanto ao papel das salas regular e especial, os resultados evidenciaram que alguns estudantes acabam frequentando apenas a sala de recursos, o que dificulta os objetivos de inclusão na sala regular. Desta forma, estigmas e rótulos precisam ser rompidos e mudanças precisam ser advindas na formação de professores para que a inclusão possa ser exitosa nas práticas utilizadas e não somente por estes profissionais mais por todos que fazem parte da comunidade escolar. Afinal isto é assunto que cabe a todos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.