Artigo Anais III CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

LUDICIDADE: RECURSO DIDÁTICO FACILITADOR PARA ABORDAGENS DE TEMAS QUÍMICOS NUMA TURMA INCLUSIVA

Palavra-chaves: DEFICIÊNCIA INTELECTUAL, TEATRO QUÍMICO, ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL Comunicação Oral (CO) GT-06 - EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
"2018-08-29 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 44776
    "edicao_id" => 97
    "trabalho_id" => 601
    "inscrito_id" => 2316
    "titulo" => "LUDICIDADE: RECURSO DIDÁTICO FACILITADOR PARA ABORDAGENS DE TEMAS QUÍMICOS NUMA TURMA INCLUSIVA"
    "resumo" => "Resumo: Pessoas com deficiência intelectual apresentam dificuldades para resolver problemas e compreender ideias abstratas, gerando diversas lacunas na sua cognição. Tal fato está atrelado a um retardo no seu desenvolvimento e aprendizagem, tornando necessário um currículo adaptado e flexível. Neste sentindo, a aquisição da aprendizagem em disciplinas pertinentes a área das Ciências Exatas como a Química, torna-se um grande desafio. A mesma é caracterizada, por grande parte dos discentes, como difícil e complexa, devido a seus conteúdos considerados de alta subjeção, sendo imprescindível uma adaptação metodológica para que assim ocorra uma construção da aprendizagem. Desta maneira, o objetivo deste trabalho foi desenvolver uma atividade intitulada “Show da Química Inclusivo” (SQI) por meio de uma ação lúdica como o teatro, com o tema “Horta Orgânica e Alimentação Saudável” a fim de estimular a compreensão dos estudantes sobre agrotóxicos e alimentação saudável com um ensino mais diferenciado e alegre. Foi utilizada uma metodologia qualitativa e de cunho participante, sendo aplicado para uma turma de deficientes intelectuais o “Show da Química Inclusivo” com uma peça teatral. Por conseguinte, foi aplicado um Questionário Final (QF) pretendendo avaliar a progressividade dos discentes mediante a temática exposta no teatro Químico, apresentado anteriormente. Os resultados demonstraram que a utilização do lúdico por meio do teatro torna-se um importante recurso para potencializar o ensino para alunos com deficiência intelectual, pois foram constatados que estes responderam de maneira exitosa ao QF."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT-06 - EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA"
    "palavra_chave" => "DEFICIÊNCIA INTELECTUAL, TEATRO QUÍMICO, ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV110_MD1_SA6_ID2316_03082018130345.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:28"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:01:37"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MILENY FERREIRA NASCIMENTO"
    "autor_nome_curto" => "MILENY FERREIRA"
    "autor_email" => "milenyferreira@live.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais III CINTEDI"
    "edicao_evento" => "III Congresso Internacional de Educação Inclusiva e III Jornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2018"
    "edicao_logo" => "5e49fb7fd07bb_16022020233335.png"
    "edicao_capa" => "5f183d3fcde25_22072020102103.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-08-29 00:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 44776
    "edicao_id" => 97
    "trabalho_id" => 601
    "inscrito_id" => 2316
    "titulo" => "LUDICIDADE: RECURSO DIDÁTICO FACILITADOR PARA ABORDAGENS DE TEMAS QUÍMICOS NUMA TURMA INCLUSIVA"
    "resumo" => "Resumo: Pessoas com deficiência intelectual apresentam dificuldades para resolver problemas e compreender ideias abstratas, gerando diversas lacunas na sua cognição. Tal fato está atrelado a um retardo no seu desenvolvimento e aprendizagem, tornando necessário um currículo adaptado e flexível. Neste sentindo, a aquisição da aprendizagem em disciplinas pertinentes a área das Ciências Exatas como a Química, torna-se um grande desafio. A mesma é caracterizada, por grande parte dos discentes, como difícil e complexa, devido a seus conteúdos considerados de alta subjeção, sendo imprescindível uma adaptação metodológica para que assim ocorra uma construção da aprendizagem. Desta maneira, o objetivo deste trabalho foi desenvolver uma atividade intitulada “Show da Química Inclusivo” (SQI) por meio de uma ação lúdica como o teatro, com o tema “Horta Orgânica e Alimentação Saudável” a fim de estimular a compreensão dos estudantes sobre agrotóxicos e alimentação saudável com um ensino mais diferenciado e alegre. Foi utilizada uma metodologia qualitativa e de cunho participante, sendo aplicado para uma turma de deficientes intelectuais o “Show da Química Inclusivo” com uma peça teatral. Por conseguinte, foi aplicado um Questionário Final (QF) pretendendo avaliar a progressividade dos discentes mediante a temática exposta no teatro Químico, apresentado anteriormente. Os resultados demonstraram que a utilização do lúdico por meio do teatro torna-se um importante recurso para potencializar o ensino para alunos com deficiência intelectual, pois foram constatados que estes responderam de maneira exitosa ao QF."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT-06 - EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA"
    "palavra_chave" => "DEFICIÊNCIA INTELECTUAL, TEATRO QUÍMICO, ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV110_MD1_SA6_ID2316_03082018130345.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:28"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:01:37"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MILENY FERREIRA NASCIMENTO"
    "autor_nome_curto" => "MILENY FERREIRA"
    "autor_email" => "milenyferreira@live.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais III CINTEDI"
    "edicao_evento" => "III Congresso Internacional de Educação Inclusiva e III Jornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2018"
    "edicao_logo" => "5e49fb7fd07bb_16022020233335.png"
    "edicao_capa" => "5f183d3fcde25_22072020102103.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-08-29 00:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 29 de agosto de 2018

Resumo

Resumo: Pessoas com deficiência intelectual apresentam dificuldades para resolver problemas e compreender ideias abstratas, gerando diversas lacunas na sua cognição. Tal fato está atrelado a um retardo no seu desenvolvimento e aprendizagem, tornando necessário um currículo adaptado e flexível. Neste sentindo, a aquisição da aprendizagem em disciplinas pertinentes a área das Ciências Exatas como a Química, torna-se um grande desafio. A mesma é caracterizada, por grande parte dos discentes, como difícil e complexa, devido a seus conteúdos considerados de alta subjeção, sendo imprescindível uma adaptação metodológica para que assim ocorra uma construção da aprendizagem. Desta maneira, o objetivo deste trabalho foi desenvolver uma atividade intitulada “Show da Química Inclusivo” (SQI) por meio de uma ação lúdica como o teatro, com o tema “Horta Orgânica e Alimentação Saudável” a fim de estimular a compreensão dos estudantes sobre agrotóxicos e alimentação saudável com um ensino mais diferenciado e alegre. Foi utilizada uma metodologia qualitativa e de cunho participante, sendo aplicado para uma turma de deficientes intelectuais o “Show da Química Inclusivo” com uma peça teatral. Por conseguinte, foi aplicado um Questionário Final (QF) pretendendo avaliar a progressividade dos discentes mediante a temática exposta no teatro Químico, apresentado anteriormente. Os resultados demonstraram que a utilização do lúdico por meio do teatro torna-se um importante recurso para potencializar o ensino para alunos com deficiência intelectual, pois foram constatados que estes responderam de maneira exitosa ao QF.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.