A exploração dos recursos naturais desenfreada com o surgimento das indústrias, estabeleceu o lucro e a produção como primazia para a sociedade. Consequentemente, determinou-se uma relação entre a sociedade e a natureza marcada por desconsiderar questões relacionadas aos cuidados ambientais. Diante disso, a carência e falhas das práticas sociais no que diverge à preservação e sustentabilidade do meio ambiente se fez evidente com a perda expressiva dos recursos naturais. Sendo assim, surgiu a necessidade da conscientização a partir de práticas sustentáveis em que se fosse proposta a reflexão e criação de medidas efetivas para a transformação da relação entre o indivíduo e a natureza. Em vista disso, o presente trabalho tem como objetivo principal identificar as concepções sobre sustentabilidade dos estudantes do ensino médio. Visto isto, foi utilizada a pesquisa qualitativa e quantitativa, com procedimento técnico bibliográfico. Como obtenção de dados houve a coleta documental pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), e para compreensão empírica foi aplicado o questionário virtual por proporcionar a participação de estudantes de diversas regiões do território brasileiro; o estudo foi fundamentado na análise qualitativa interpretativa dos dados. Nos resultados, foi percebida a carência da reflexão do tema nas escolas, espaço que para muitos adolescentes é o único que possibilita proximidade com o meio ambiente, apesar de existir um documento de diretriz que propõe o trabalho educacional voltado também à sustentabilidade. Considera-se a contribuição significativa deste estudo para as pesquisas relacionadas à educação ambiental, assim como futuras colaborações em intervenções na escola.