A presente pesquisa enfoca na vivência de professores numa exposição tátil. Teve como objetivo
apreender as significações de professores acerca de elementos pedagógicos inclusivos após vivenciar
às cegas a exposição tátil “o mundo em nossas mãos”. O trabalho se fundamentou na Psicologia
Sócio-Histórica (PSH), especificamente nos princípios do método de Vigotski. Participaram da
pesquisa 12 professores, sendo 3 da Educação Superior; 4 da Educação Básica; 5 do Atendimento
Educacional Especializado - AEE. Como instrumento para produção de dados, foi utilizada uma
entrevista estruturada, realizada após a vivência da exposição tátil e ainda com os olhos vendados.
Para a análise dos dados foi utilizado os Núcleos de Significação (NS). Os resultados apresentados no
NS “Exposição tátil: uma vivência com sentido e significado”, os participantes puderam se colocar no
lugar do cego num momento de aprendizagem. Isso mostrou-se relevante para conhecer as
dificuldades e as possibilidades de aprendizagem por meio de elementos mediadores acessíveis ao
aluno cego. Sobre esse aspecto, as significações dos professores revelaram que a exposição tátil trouxe
contribuições principalmente, no que tange à ação docente e aos recursos pedagógicos acessíveis ao
cego na perspectiva de uma prática docente inclusiva.