Artigo Anais III CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

EXPOSIÇÃO TÁTIL: SENSIBILIZAÇÃO PARA UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA INCLUSIVA

Palavra-chaves: ELEMENTOS SEMIÓTICOS, MEDIAÇÃO, SENTIDO E SIGNIFICADO Comunicação Oral (CO) GT-06 - EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
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      apreender as significações de professores acerca de elementos pedagógicos inclusivos após vivenciar\r\n
      às cegas a exposição tátil “o mundo em nossas mãos”. O trabalho se fundamentou na Psicologia\r\n
      Sócio-Histórica (PSH), especificamente nos princípios do método de Vigotski. Participaram da\r\n
      pesquisa 12 professores, sendo 3 da Educação Superior; 4 da Educação Básica; 5 do Atendimento\r\n
      Educacional Especializado - AEE. Como instrumento para produção de dados, foi utilizada uma\r\n
      entrevista estruturada, realizada após a vivência da exposição tátil e ainda com os olhos vendados.\r\n
      Para a análise dos dados foi utilizado os Núcleos de Significação (NS). Os resultados apresentados no\r\n
      NS “Exposição tátil: uma vivência com sentido e significado”, os participantes puderam se colocar no\r\n
      lugar do cego num momento de aprendizagem. Isso mostrou-se relevante para conhecer as\r\n
      dificuldades e as possibilidades de aprendizagem por meio de elementos mediadores acessíveis ao\r\n
      aluno cego. Sobre esse aspecto, as significações dos professores revelaram que a exposição tátil trouxe\r\n
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Publicado em 29 de agosto de 2018

Resumo

A presente pesquisa enfoca na vivência de professores numa exposição tátil. Teve como objetivo apreender as significações de professores acerca de elementos pedagógicos inclusivos após vivenciar às cegas a exposição tátil “o mundo em nossas mãos”. O trabalho se fundamentou na Psicologia Sócio-Histórica (PSH), especificamente nos princípios do método de Vigotski. Participaram da pesquisa 12 professores, sendo 3 da Educação Superior; 4 da Educação Básica; 5 do Atendimento Educacional Especializado - AEE. Como instrumento para produção de dados, foi utilizada uma entrevista estruturada, realizada após a vivência da exposição tátil e ainda com os olhos vendados. Para a análise dos dados foi utilizado os Núcleos de Significação (NS). Os resultados apresentados no NS “Exposição tátil: uma vivência com sentido e significado”, os participantes puderam se colocar no lugar do cego num momento de aprendizagem. Isso mostrou-se relevante para conhecer as dificuldades e as possibilidades de aprendizagem por meio de elementos mediadores acessíveis ao aluno cego. Sobre esse aspecto, as significações dos professores revelaram que a exposição tátil trouxe contribuições principalmente, no que tange à ação docente e aos recursos pedagógicos acessíveis ao cego na perspectiva de uma prática docente inclusiva.

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