O presente artigo relata parte da história da educação inclusiva no âmbito da Secretaria Municipal de Educação do município de São Gonçalo do Amarante, Rio Grande do Norte, que tem sua institucionalização em 2004 com a criação do Núcleo de Apoio e Aprendizagem do Aluno Surdo – NAAS e se consolida em 2013 com a instalação do Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado – CMAEE. A implementação do Programa de Educação Inclusiva pela Secretaria de Educação tem como objetivo garantir os direitos de crianças e adolescentes com deficiência, respeitando as diversidades, ao mesmo tempo em que promove cidadania e qualidade de vida. A formação de educadores e gestores no âmbito do município tem como finalidade garantir acessibilidade a todos/as pessoas com deficiência na faixa etária entre 04 a 23 anos, a escolarização e à oferta do Atendimento Educacional Especializado (AEE). O CMAEE é um espaço de reflexão sobre inclusão, a esperança de contribuir para a construção de novo modelo de organização do sistema educacional onde a educação seja um direito universal, com vistas a uma sociedade igualitária e com justiça social.