Artigo Anais III CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

EDUCAÇÃO INFANTIL: SESSÕES SIMULTÂNEAS DE LEITURA, PARA ESCOLHER, OUVIR, EXPRESSAR E PRODUZIR, NUMA PERSPECTIVA CULTURAL E INCLUSIVA.

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO INFANTIL, SESSÕES SIMULTÂNEAS DE LEITURA, OBRAS LITERÁRIAS, INCLUSÃO, INCLUSÃO Comunicação Oral (CO) GT-05 - EDUCAÇÃO INFANTIL E INCLUSÃO
"2018-08-29 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 44604
    "edicao_id" => 97
    "trabalho_id" => 356
    "inscrito_id" => 2325
    "titulo" => "EDUCAÇÃO INFANTIL: SESSÕES SIMULTÂNEAS DE LEITURA, PARA ESCOLHER, OUVIR, EXPRESSAR E PRODUZIR, NUMA PERSPECTIVA CULTURAL E INCLUSIVA."
    "resumo" => "A leitura e a escrita são inerentes ao ser humano e são demonstradas especialmente pelas expressões culturais e artísticas nos seus mais diversos modos. As obras literárias trazem para o universo infantil várias possibilidades além da leitura, uma vez que podem proporcionar à escolha, a escuta, a expressão do pensamento, a produção autoral e recontos em momentos onde todos podem compartilhar de maneira inclusiva. A formação do PNAIC Educação Infantil trouxe reflexões sobre a linguagem, a escrita e o letramento das crianças pequenas e como acontece a apropriação de suas culturas, bem como, sobre a capacidade autoral das crianças e como essas expressões leitoras, escritas, artísticas reproduzem as marcas da sua realidade, dos seus modos de pensar, da sua cultura. Diante desse contexto o presente artigo objetiva apresentar um relato de experiência do Projeto Sessões Simultâneas de Leitura realizado na Educação Infantil da Escola Municipal Pedro Pereira da Silva, localizada no Povoado Muquém, comunidade quilombola, cuja proposta fundamental foi potencializar o desenvolvimento da linguagem oral e escrita e a apropriação do letramento das crianças tendo como resultado uma produção autoral numa perspectiva inclusiva. Os resultados dessa experiência foram bastante significativos por proporcionar entre outras atividades, o repensar sobre as práticas de leitura de obras literárias para as crianças da Educação Infantil considerando que as mesmas podem e devem saber sobre quais obras desejam ouvir e como podem recontar fazendo produções autorais, se estabelecendo um valioso processo de expressão cultural no qual todas as crianças estiveram incluídas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT-05 - EDUCAÇÃO INFANTIL E INCLUSÃO"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO INFANTIL, SESSÕES SIMULTÂNEAS DE LEITURA, OBRAS LITERÁRIAS, INCLUSÃO, INCLUSÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV110_MD1_SA5_ID2325_27072018190259.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:28"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:01:36"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CRISTIANE MARIA DAS CHAGAS SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "CRISTIANE"
    "autor_email" => "cristmaria2009@hotmail.co"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais III CINTEDI"
    "edicao_evento" => "III Congresso Internacional de Educação Inclusiva e III Jornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2018"
    "edicao_logo" => "5e49fb7fd07bb_16022020233335.png"
    "edicao_capa" => "5f183d3fcde25_22072020102103.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-08-29 00:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 44604
    "edicao_id" => 97
    "trabalho_id" => 356
    "inscrito_id" => 2325
    "titulo" => "EDUCAÇÃO INFANTIL: SESSÕES SIMULTÂNEAS DE LEITURA, PARA ESCOLHER, OUVIR, EXPRESSAR E PRODUZIR, NUMA PERSPECTIVA CULTURAL E INCLUSIVA."
    "resumo" => "A leitura e a escrita são inerentes ao ser humano e são demonstradas especialmente pelas expressões culturais e artísticas nos seus mais diversos modos. As obras literárias trazem para o universo infantil várias possibilidades além da leitura, uma vez que podem proporcionar à escolha, a escuta, a expressão do pensamento, a produção autoral e recontos em momentos onde todos podem compartilhar de maneira inclusiva. A formação do PNAIC Educação Infantil trouxe reflexões sobre a linguagem, a escrita e o letramento das crianças pequenas e como acontece a apropriação de suas culturas, bem como, sobre a capacidade autoral das crianças e como essas expressões leitoras, escritas, artísticas reproduzem as marcas da sua realidade, dos seus modos de pensar, da sua cultura. Diante desse contexto o presente artigo objetiva apresentar um relato de experiência do Projeto Sessões Simultâneas de Leitura realizado na Educação Infantil da Escola Municipal Pedro Pereira da Silva, localizada no Povoado Muquém, comunidade quilombola, cuja proposta fundamental foi potencializar o desenvolvimento da linguagem oral e escrita e a apropriação do letramento das crianças tendo como resultado uma produção autoral numa perspectiva inclusiva. Os resultados dessa experiência foram bastante significativos por proporcionar entre outras atividades, o repensar sobre as práticas de leitura de obras literárias para as crianças da Educação Infantil considerando que as mesmas podem e devem saber sobre quais obras desejam ouvir e como podem recontar fazendo produções autorais, se estabelecendo um valioso processo de expressão cultural no qual todas as crianças estiveram incluídas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT-05 - EDUCAÇÃO INFANTIL E INCLUSÃO"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO INFANTIL, SESSÕES SIMULTÂNEAS DE LEITURA, OBRAS LITERÁRIAS, INCLUSÃO, INCLUSÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV110_MD1_SA5_ID2325_27072018190259.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:28"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:01:36"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CRISTIANE MARIA DAS CHAGAS SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "CRISTIANE"
    "autor_email" => "cristmaria2009@hotmail.co"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais III CINTEDI"
    "edicao_evento" => "III Congresso Internacional de Educação Inclusiva e III Jornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2018"
    "edicao_logo" => "5e49fb7fd07bb_16022020233335.png"
    "edicao_capa" => "5f183d3fcde25_22072020102103.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-08-29 00:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 29 de agosto de 2018

Resumo

A leitura e a escrita são inerentes ao ser humano e são demonstradas especialmente pelas expressões culturais e artísticas nos seus mais diversos modos. As obras literárias trazem para o universo infantil várias possibilidades além da leitura, uma vez que podem proporcionar à escolha, a escuta, a expressão do pensamento, a produção autoral e recontos em momentos onde todos podem compartilhar de maneira inclusiva. A formação do PNAIC Educação Infantil trouxe reflexões sobre a linguagem, a escrita e o letramento das crianças pequenas e como acontece a apropriação de suas culturas, bem como, sobre a capacidade autoral das crianças e como essas expressões leitoras, escritas, artísticas reproduzem as marcas da sua realidade, dos seus modos de pensar, da sua cultura. Diante desse contexto o presente artigo objetiva apresentar um relato de experiência do Projeto Sessões Simultâneas de Leitura realizado na Educação Infantil da Escola Municipal Pedro Pereira da Silva, localizada no Povoado Muquém, comunidade quilombola, cuja proposta fundamental foi potencializar o desenvolvimento da linguagem oral e escrita e a apropriação do letramento das crianças tendo como resultado uma produção autoral numa perspectiva inclusiva. Os resultados dessa experiência foram bastante significativos por proporcionar entre outras atividades, o repensar sobre as práticas de leitura de obras literárias para as crianças da Educação Infantil considerando que as mesmas podem e devem saber sobre quais obras desejam ouvir e como podem recontar fazendo produções autorais, se estabelecendo um valioso processo de expressão cultural no qual todas as crianças estiveram incluídas.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.