A leitura e a escrita são inerentes ao ser humano e são demonstradas especialmente pelas expressões culturais e artísticas nos seus mais diversos modos. As obras literárias trazem para o universo infantil várias possibilidades além da leitura, uma vez que podem proporcionar à escolha, a escuta, a expressão do pensamento, a produção autoral e recontos em momentos onde todos podem compartilhar de maneira inclusiva. A formação do PNAIC Educação Infantil trouxe reflexões sobre a linguagem, a escrita e o letramento das crianças pequenas e como acontece a apropriação de suas culturas, bem como, sobre a capacidade autoral das crianças e como essas expressões leitoras, escritas, artísticas reproduzem as marcas da sua realidade, dos seus modos de pensar, da sua cultura. Diante desse contexto o presente artigo objetiva apresentar um relato de experiência do Projeto Sessões Simultâneas de Leitura realizado na Educação Infantil da Escola Municipal Pedro Pereira da Silva, localizada no Povoado Muquém, comunidade quilombola, cuja proposta fundamental foi potencializar o desenvolvimento da linguagem oral e escrita e a apropriação do letramento das crianças tendo como resultado uma produção autoral numa perspectiva inclusiva. Os resultados dessa experiência foram bastante significativos por proporcionar entre outras atividades, o repensar sobre as práticas de leitura de obras literárias para as crianças da Educação Infantil considerando que as mesmas podem e devem saber sobre quais obras desejam ouvir e como podem recontar fazendo produções autorais, se estabelecendo um valioso processo de expressão cultural no qual todas as crianças estiveram incluídas.