Artigo Anais III CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

EDUCAÇÃO INCLUSIVA E OS DESAFIOS PARA O SERVIÇO SOCIAL

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO INCLUSIVA, PESSOA COM DEFICIÊNCIA, SERVIÇO SOCIAL Comunicação Oral (CO) GT-04 - DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM E POLÍTICAS PÚBLICAS DE INCLUSÃO EDUCACIONAL
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      escola regular de ensino e os referenciais que pautam a atuação do assistente social nesse processo. A\r\n
      metodologia utilizada atribuiu o caráter qualitativo ao trabalho, fundamentado na literatura crítica\r\n
      relacionada ao tema, caracterizando-se metodologicamente a pesquisa como de natureza bibliográfica\r\n
      e documental e tendo como referência empírica uma das escolas municipais da capital paraibana, por\r\n
      esta atender um número expressivo de crianças com deficiência. Os resultados evidenciam que, apesar\r\n
      dos avanços normativos alcançados em função das pessoas com deficiência, desvelou-se um cenário\r\n
      escolar precarizado, com parcos recursos financeiros e quadro funcional incompleto, bem como se\r\n
      identificou um quadro socialmente complexo em face da dupla conjugação: deficiência e pobreza e\r\n
      das parcas medidas sociais voltadas para seu enfrentamento. Em termos conclusivos, apreendeu-se que\r\n
      as prescrições legais para a educação inclusiva, em muitos aspectos, expressam-se apenas como meras\r\n
      formalidades, o que coloca para os assistentes sociais e demais profissionais envolvidos enormes\r\n
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Publicado em 29 de agosto de 2018

Resumo

Este estudo discute a contribuição do Serviço Social para a educação inclusiva, observando como se manifesta na prática as normativas que determinam a inserção do aluno com deficiência na escola regular de ensino e os referenciais que pautam a atuação do assistente social nesse processo. A metodologia utilizada atribuiu o caráter qualitativo ao trabalho, fundamentado na literatura crítica relacionada ao tema, caracterizando-se metodologicamente a pesquisa como de natureza bibliográfica e documental e tendo como referência empírica uma das escolas municipais da capital paraibana, por esta atender um número expressivo de crianças com deficiência. Os resultados evidenciam que, apesar dos avanços normativos alcançados em função das pessoas com deficiência, desvelou-se um cenário escolar precarizado, com parcos recursos financeiros e quadro funcional incompleto, bem como se identificou um quadro socialmente complexo em face da dupla conjugação: deficiência e pobreza e das parcas medidas sociais voltadas para seu enfrentamento. Em termos conclusivos, apreendeu-se que as prescrições legais para a educação inclusiva, em muitos aspectos, expressam-se apenas como meras formalidades, o que coloca para os assistentes sociais e demais profissionais envolvidos enormes desafios, inclusive no sentido da necessária preparação para o atendimento dessa demanda de cariz civilizatório.

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