O Presente trabalho foi desenvolvido e baseado no projeto de extensão e
pesquisa – PROBEX e teve como objetivo promover a construção de conhecimentos
teórico-práticos sobre a educação especial e o ensino inclusivo junto aos(as) alunos(as)
extensionistas em formação nos cursos de licenciatura do CES/UFCG e aos(as)
professores(as) que atuam na rede pública fundamental de ensino, considerando os
conhecimentos práticos que estes possuem e as oportunidades de diálogo, trocas e
colaboração entre os(as) extensionistas e os(as) professores da rede pública de ensino
fundamental do município de Cuité-PB. Onde promoveu ações nas quais foram
trabalhados temas relacionados à educação especial e ao ensino inclusivo, tais como: a
Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva e o
Estatuto da Pessoa com Deficiência, por exemplo. De forma mais específica, foram
abordadas também as deficiências e as dificuldades de aprendizagem, o que
compreende as deficiências motora, visual, auditiva, intelectual e transtorno do
espectro do autismo, além das dificuldades de aprendizagem.