A educação infantil permite às crianças a construção de valores, vivências e novas aprendizagens, e, nessa fase de desenvolvimento, é importante frisar as diferenças e as singularidades do ser. O professor e suas práticas são fundamentais durante esse processo, porém, é necessário refletir, planejar, ouvir, observar, construir e conhecer. Esse relato de experiência surgiu através da oferta de uma oficina no Congresso Internacional Práticas Integradoras e Inovadoras (CIPAII) e tem como objetivo a discussão sobre práticas pedagógicas inclusivas e materiais como jogos e brincadeiras adaptadas. Durante a oficina, propomos uma dinâmica, que possibilitou o conhecimento de diversos princípios sobre inclusão através de reflexões, e, em seguida, da construção de materiais concretos, como jogos e atividades que contribuem com a inclusão na educação Infantil. Para a construção desses materiais, sugerimos e oferecemos materiais de baixo custo, como materiais recicláveis, e outros, fáceis de serem encontrados na rotina da educação infantil. Os materiais que foram construídos tiveram o intuito de serem utilizados pelos professores, psicopedagogos, alunos e os demais vinculados com a educação, através de adaptações, para serem utilizados crianças que possuem necessidades educacionais especiais ou não. É preciso pensar na inclusão para além da inserção da criança na escola ou na creche, para além das leis e normas que existem atualmente. É importante garantir que todos tenham direito à educação, mas, é mais importante que essas pessoas tenham o direito de uma educação humanizadora e inclusiva, para que a consequência disso seja o desenvolvimento dessas crianças e não uma exclusão velada.