Artigo Anais III CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM DA CRIANÇA SURDA FILHA DE PAIS OUVINTES: A IMPORTÂNCIA DA FAMÍLIA NESSE PROCESSO

Palavra-chaves: SURDEZ, FAMÍLIA, AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM Comunicação Oral (CO) GT-07 - EDUCAÇÃO DE SURDOS
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      quebrado. Portanto propôs-se a realização  deste  estudo  abordando  algumas  situações \r\n
      vivenciadas no cotidiano da criança surda filha de pais ouvintes.  A pesquisa objetiva-se na \r\n
      análise  sobre o  impacto do diagnóstico da surdez e  o processo de aceitação da família. \r\n
      Verifica-se  a língua materna da criança surda  considerando  que seu primeiro contado  deu-se\r\n
      com usuários da língua oral, seus pais. Salienta-se a importância do envolvimento familiar \r\n
      nesse processo e  o quanto essa interação e relação interferem  no desenvolvimento emocional \r\n
      e sociointeracional da criança surda.  Pôde-se  analisar  o compartilhamento  entre família e \r\n
      escola  na formação dessa criança  e o uso da língua de sinais como forma de comunicação da \r\n
      mesma.  Este estudo  foi  desenvolvido  por meio de pesquisa bibliográfica qualitativa, tendo \r\n
      como base a teoria de vários autores que se empenharam em estudar  o processo de \r\n
      desenvolvimento cognitivo e de aquisição da linguagem de crianças surdas. Por meio desta \r\n
      pesquisa, pretende-se contribuir com aqueles que buscam  esses  conhecimentos, com o \r\n
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Publicado em 29 de agosto de 2018

Resumo

O processo de comunicação dos sujeitos, normalmente, ocorre por meio da linguagem verbal dependendo da audição. Quando se trata de criança surda este paradigma é quebrado. Portanto propôs-se a realização deste estudo abordando algumas situações vivenciadas no cotidiano da criança surda filha de pais ouvintes. A pesquisa objetiva-se na análise sobre o impacto do diagnóstico da surdez e o processo de aceitação da família. Verifica-se a língua materna da criança surda considerando que seu primeiro contado deu-se com usuários da língua oral, seus pais. Salienta-se a importância do envolvimento familiar nesse processo e o quanto essa interação e relação interferem no desenvolvimento emocional e sociointeracional da criança surda. Pôde-se analisar o compartilhamento entre família e escola na formação dessa criança e o uso da língua de sinais como forma de comunicação da mesma. Este estudo foi desenvolvido por meio de pesquisa bibliográfica qualitativa, tendo como base a teoria de vários autores que se empenharam em estudar o processo de desenvolvimento cognitivo e de aquisição da linguagem de crianças surdas. Por meio desta pesquisa, pretende-se contribuir com aqueles que buscam esses conhecimentos, com o objetivo de auxiliar e/ou direcionar familiares ouvintes que se deparam com diagnóstico da surdez de seu filho.

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