Artigo Anais III CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

HQDS COMO OPÇÃO DE INCLUSÃO NOS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, HISTÓRIA EM QUADRINHOS DIGITAL, PIBIC/CNPQ/UEPB Comunicação Oral (CO) GT-15 - ENSINO DE CIÊNCIA, EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E INCLUSÃO
"2018-08-29 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 44693
    "edicao_id" => 97
    "trabalho_id" => 630
    "inscrito_id" => 2704
    "titulo" => "HQDS COMO OPÇÃO DE INCLUSÃO NOS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA"
    "resumo" => "Discutimos neste o minicurso que ministramos no III ENECT (III Encontro Nacional de Educação, Ciência e Tecnologia), organizado pelo CCT/UEPB, no qual objetivamos explorar possibilidades metodológicas com o uso de Histórias em Quadrinhos Digitais, nomeadas de HQDs, nos processos de ensino e aprendizagem da Matemática e também mostrar o aplicativo ComicLife3 para que os participantes tivessem a viabilidade de construir suas próprias histórias em quadrinhos digitais. Este minicurso é fruto de nosso Projeto PIBIC/CNPq/UEPB Cota 2016/17, centrado na questão da construção de Histórias em Quadrinhos Digitais na educação matemática. No primeiro momento de nosso minicurso explanamos aos participantes o uso de HQDs na educação e na educação matemática. Após este, descrevemos a influência de Will Eisner e a Teoria Cognitiva da Aprendizagem Multimídia de Richard Mayer. Explicamos como acessar e utilizar o aplicativo ComicLife3. Cada participante construiu um roteiro de sua HQs com algum conteúdo matemático. Aplicamos um questionário após a feitura de seus roteiros. Os quadrinhos sempre foram uma mídia sedutora, principalmente para o público infanto-juvenil. A maioria dos livros didáticos, avaliação e vídeos educativos utilizam quadrinhos para contextualizar algum conteúdo. O desenvolvimento de tecnologias oferece um grande número de possibilidades de desenvolvimento curricular, em especial na Matemática, que pode ser aproveitado. Ao estudar e trabalhar com HQDs para fins educacionais, acreditamos ter despertado nos participantes de nosso minicurso um fazer Matemática diferente a ser incluído em seus ensinos, a minimizar a que seus alunos, por vezes, temem ou até mesmo não atribuem significado algum."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT-15 - ENSINO DE CIÊNCIA, EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E INCLUSÃO"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, HISTÓRIA EM QUADRINHOS DIGITAL, PIBIC/CNPQ/UEPB"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV110_MD1_SA17_ID2704_03082018181256.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:28"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:01:37"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "NAHARA MORAIS LEITE"
    "autor_nome_curto" => "NAHARA MORAIS LEITE"
    "autor_email" => "nahara2503@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais III CINTEDI"
    "edicao_evento" => "III Congresso Internacional de Educação Inclusiva e III Jornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2018"
    "edicao_logo" => "5e49fb7fd07bb_16022020233335.png"
    "edicao_capa" => "5f183d3fcde25_22072020102103.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-08-29 00:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 44693
    "edicao_id" => 97
    "trabalho_id" => 630
    "inscrito_id" => 2704
    "titulo" => "HQDS COMO OPÇÃO DE INCLUSÃO NOS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA"
    "resumo" => "Discutimos neste o minicurso que ministramos no III ENECT (III Encontro Nacional de Educação, Ciência e Tecnologia), organizado pelo CCT/UEPB, no qual objetivamos explorar possibilidades metodológicas com o uso de Histórias em Quadrinhos Digitais, nomeadas de HQDs, nos processos de ensino e aprendizagem da Matemática e também mostrar o aplicativo ComicLife3 para que os participantes tivessem a viabilidade de construir suas próprias histórias em quadrinhos digitais. Este minicurso é fruto de nosso Projeto PIBIC/CNPq/UEPB Cota 2016/17, centrado na questão da construção de Histórias em Quadrinhos Digitais na educação matemática. No primeiro momento de nosso minicurso explanamos aos participantes o uso de HQDs na educação e na educação matemática. Após este, descrevemos a influência de Will Eisner e a Teoria Cognitiva da Aprendizagem Multimídia de Richard Mayer. Explicamos como acessar e utilizar o aplicativo ComicLife3. Cada participante construiu um roteiro de sua HQs com algum conteúdo matemático. Aplicamos um questionário após a feitura de seus roteiros. Os quadrinhos sempre foram uma mídia sedutora, principalmente para o público infanto-juvenil. A maioria dos livros didáticos, avaliação e vídeos educativos utilizam quadrinhos para contextualizar algum conteúdo. O desenvolvimento de tecnologias oferece um grande número de possibilidades de desenvolvimento curricular, em especial na Matemática, que pode ser aproveitado. Ao estudar e trabalhar com HQDs para fins educacionais, acreditamos ter despertado nos participantes de nosso minicurso um fazer Matemática diferente a ser incluído em seus ensinos, a minimizar a que seus alunos, por vezes, temem ou até mesmo não atribuem significado algum."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT-15 - ENSINO DE CIÊNCIA, EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E INCLUSÃO"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, HISTÓRIA EM QUADRINHOS DIGITAL, PIBIC/CNPQ/UEPB"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV110_MD1_SA17_ID2704_03082018181256.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:28"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:01:37"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "NAHARA MORAIS LEITE"
    "autor_nome_curto" => "NAHARA MORAIS LEITE"
    "autor_email" => "nahara2503@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais III CINTEDI"
    "edicao_evento" => "III Congresso Internacional de Educação Inclusiva e III Jornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2018"
    "edicao_logo" => "5e49fb7fd07bb_16022020233335.png"
    "edicao_capa" => "5f183d3fcde25_22072020102103.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-08-29 00:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 29 de agosto de 2018

Resumo

Discutimos neste o minicurso que ministramos no III ENECT (III Encontro Nacional de Educação, Ciência e Tecnologia), organizado pelo CCT/UEPB, no qual objetivamos explorar possibilidades metodológicas com o uso de Histórias em Quadrinhos Digitais, nomeadas de HQDs, nos processos de ensino e aprendizagem da Matemática e também mostrar o aplicativo ComicLife3 para que os participantes tivessem a viabilidade de construir suas próprias histórias em quadrinhos digitais. Este minicurso é fruto de nosso Projeto PIBIC/CNPq/UEPB Cota 2016/17, centrado na questão da construção de Histórias em Quadrinhos Digitais na educação matemática. No primeiro momento de nosso minicurso explanamos aos participantes o uso de HQDs na educação e na educação matemática. Após este, descrevemos a influência de Will Eisner e a Teoria Cognitiva da Aprendizagem Multimídia de Richard Mayer. Explicamos como acessar e utilizar o aplicativo ComicLife3. Cada participante construiu um roteiro de sua HQs com algum conteúdo matemático. Aplicamos um questionário após a feitura de seus roteiros. Os quadrinhos sempre foram uma mídia sedutora, principalmente para o público infanto-juvenil. A maioria dos livros didáticos, avaliação e vídeos educativos utilizam quadrinhos para contextualizar algum conteúdo. O desenvolvimento de tecnologias oferece um grande número de possibilidades de desenvolvimento curricular, em especial na Matemática, que pode ser aproveitado. Ao estudar e trabalhar com HQDs para fins educacionais, acreditamos ter despertado nos participantes de nosso minicurso um fazer Matemática diferente a ser incluído em seus ensinos, a minimizar a que seus alunos, por vezes, temem ou até mesmo não atribuem significado algum.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.