Discutimos neste o minicurso que ministramos no III ENECT (III Encontro Nacional de Educação, Ciência e Tecnologia), organizado pelo CCT/UEPB, no qual objetivamos explorar possibilidades metodológicas com o uso de Histórias em Quadrinhos Digitais, nomeadas de HQDs, nos processos de ensino e aprendizagem da Matemática e também mostrar o aplicativo ComicLife3 para que os participantes tivessem a viabilidade de construir suas próprias histórias em quadrinhos digitais. Este minicurso é fruto de nosso Projeto PIBIC/CNPq/UEPB Cota 2016/17, centrado na questão da construção de Histórias em Quadrinhos Digitais na educação matemática. No primeiro momento de nosso minicurso explanamos aos participantes o uso de HQDs na educação e na educação matemática. Após este, descrevemos a influência de Will Eisner e a Teoria Cognitiva da Aprendizagem Multimídia de Richard Mayer. Explicamos como acessar e utilizar o aplicativo ComicLife3. Cada participante construiu um roteiro de sua HQs com algum conteúdo matemático. Aplicamos um questionário após a feitura de seus roteiros. Os quadrinhos sempre foram uma mídia sedutora, principalmente para o público infanto-juvenil. A maioria dos livros didáticos, avaliação e vídeos educativos utilizam quadrinhos para contextualizar algum conteúdo. O desenvolvimento de tecnologias oferece um grande número de possibilidades de desenvolvimento curricular, em especial na Matemática, que pode ser aproveitado. Ao estudar e trabalhar com HQDs para fins educacionais, acreditamos ter despertado nos participantes de nosso minicurso um fazer Matemática diferente a ser incluído em seus ensinos, a minimizar a que seus alunos, por vezes, temem ou até mesmo não atribuem significado algum.