Atualmente, o sistema educacional tem enfrentado vários desafios no que diz respeito ao processo de inclusão, onde a maioria das escolas da rede pública de ensino não possui metodologias diferenciadas, infraestrutura, e capacitação necessária para atender de maneira inclusiva às pessoas com necessidades educacionais especiais (NEE). Partindo desse pressuposto, o intuito desse trabalho foi a produção de um material didático voltado para pessoas com deficiência visual, buscando abordar o sistema ABO de maneira inclusiva. O recurso adaptado foi aplicado em uma turma de licenciatura em Biologia da Universidade Federal do Oeste do Pará, onde dois alunos foram previamente vendados, assumindo o papel de uma pessoa com deficiência visual, e suas observações foram registradas, bem como as dos demais licenciandos para posterior análise. A utilização de um mesmo do recurso didático possibilitou que os alunos interagissem melhor entre si, além de contribuir para a compreensão do assunto abordado, principalmente por se tratar de tema abstrato e de difícil entendimento. Logo, são essenciais a produção e utilização de novas metodologias de ensino que atendam às especificidades de todos alunos, pois auxilia na sua construção de conhecimento e desenvolvimento como indivíduo integrado na sociedade.