Artigo Anais III CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

ACESSIBILIDADE ATRAVÉS DA ADAPTAÇÃO DE MATERIAIS PEDAGÓGICOS AOS ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL NA URCA

Palavra-chaves: DEFICIÊNCIA VISUAL, BRAILLE, ACESSIBILIDADE, INCLUSÃO Comunicação Oral (CO) GT-14 - PRÁTICAS DE LEITURA, ESCRITA, LITERATURA INFANTIL E INCLUSÃO
"2018-08-29 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 44351
    "edicao_id" => 97
    "trabalho_id" => 474
    "inscrito_id" => 919
    "titulo" => "ACESSIBILIDADE ATRAVÉS DA ADAPTAÇÃO DE MATERIAIS PEDAGÓGICOS AOS ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL NA URCA"
    "resumo" => "Este trabalho tem como objetivo apresentar o projeto de adaptação de material pedagógico que visa atender os alunos com deficiência visual da Universidade Regional do Cariri (URCA) enquanto uma ação positiva e inovadora frente ao contexto de inclusão, atuando com a produção e a adequação de material pedagógico utilizado no decorrer do curso acadêmico dos discentes, possibilitando apoio pedagógico e recursos de acessibilidade, contribuindo com o desenvolvimento nas disciplinas acadêmicas, promovendo a inclusão e a permanência desses alunos no campo educacional. Tendo como base um número crescente de alunos com deficiência visual, foi imprescindível que o Núcleo de Acessibilidade fosse criado no ano de 2016 a fim de viabilizar o conhecimento da aprendizagem através da adaptação de material pedagógico com equipamentos e recursos didáticos: máquina de datilografia em Braille, impressora em Braille, Reglete e Punção. Buscou-se averiguar quais os alunos com deficiência visual na Instituição, foi feito o levantamento destes alunos e foram obtidos os seus dados pessoais para facilitar o contato com os mesmos, além de serem averiguadas quinzenalmente as necessidades de cada aluno quanto aos materiais utilizados em sala de aula. Logo, com esse trabalho desenvolvido pelo Núcleo de Acessibilidade possibilitou aos discentes uma melhor autonomia em suas atividades acadêmicas, além de tornar um espaço homogeneizador que vislumbra atender os egressos e futuros ingressantes com deficiência visual na IES (Instituição de Ensino Superior)."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT-14 - PRÁTICAS DE LEITURA, ESCRITA, LITERATURA INFANTIL E INCLUSÃO"
    "palavra_chave" => "DEFICIÊNCIA VISUAL, BRAILLE, ACESSIBILIDADE, INCLUSÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV110_MD1_SA16_ID919_01082018175558.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:28"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:01:36"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCISCA RAQUEL MIGUEL DE SOUSA"
    "autor_nome_curto" => "FRANCISCA RAQUEL"
    "autor_email" => "raquelfrms@outlook.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais III CINTEDI"
    "edicao_evento" => "III Congresso Internacional de Educação Inclusiva e III Jornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2018"
    "edicao_logo" => "5e49fb7fd07bb_16022020233335.png"
    "edicao_capa" => "5f183d3fcde25_22072020102103.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-08-29 00:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 44351
    "edicao_id" => 97
    "trabalho_id" => 474
    "inscrito_id" => 919
    "titulo" => "ACESSIBILIDADE ATRAVÉS DA ADAPTAÇÃO DE MATERIAIS PEDAGÓGICOS AOS ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL NA URCA"
    "resumo" => "Este trabalho tem como objetivo apresentar o projeto de adaptação de material pedagógico que visa atender os alunos com deficiência visual da Universidade Regional do Cariri (URCA) enquanto uma ação positiva e inovadora frente ao contexto de inclusão, atuando com a produção e a adequação de material pedagógico utilizado no decorrer do curso acadêmico dos discentes, possibilitando apoio pedagógico e recursos de acessibilidade, contribuindo com o desenvolvimento nas disciplinas acadêmicas, promovendo a inclusão e a permanência desses alunos no campo educacional. Tendo como base um número crescente de alunos com deficiência visual, foi imprescindível que o Núcleo de Acessibilidade fosse criado no ano de 2016 a fim de viabilizar o conhecimento da aprendizagem através da adaptação de material pedagógico com equipamentos e recursos didáticos: máquina de datilografia em Braille, impressora em Braille, Reglete e Punção. Buscou-se averiguar quais os alunos com deficiência visual na Instituição, foi feito o levantamento destes alunos e foram obtidos os seus dados pessoais para facilitar o contato com os mesmos, além de serem averiguadas quinzenalmente as necessidades de cada aluno quanto aos materiais utilizados em sala de aula. Logo, com esse trabalho desenvolvido pelo Núcleo de Acessibilidade possibilitou aos discentes uma melhor autonomia em suas atividades acadêmicas, além de tornar um espaço homogeneizador que vislumbra atender os egressos e futuros ingressantes com deficiência visual na IES (Instituição de Ensino Superior)."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT-14 - PRÁTICAS DE LEITURA, ESCRITA, LITERATURA INFANTIL E INCLUSÃO"
    "palavra_chave" => "DEFICIÊNCIA VISUAL, BRAILLE, ACESSIBILIDADE, INCLUSÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV110_MD1_SA16_ID919_01082018175558.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:28"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:01:36"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCISCA RAQUEL MIGUEL DE SOUSA"
    "autor_nome_curto" => "FRANCISCA RAQUEL"
    "autor_email" => "raquelfrms@outlook.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais III CINTEDI"
    "edicao_evento" => "III Congresso Internacional de Educação Inclusiva e III Jornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2018"
    "edicao_logo" => "5e49fb7fd07bb_16022020233335.png"
    "edicao_capa" => "5f183d3fcde25_22072020102103.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-08-29 00:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 29 de agosto de 2018

Resumo

Este trabalho tem como objetivo apresentar o projeto de adaptação de material pedagógico que visa atender os alunos com deficiência visual da Universidade Regional do Cariri (URCA) enquanto uma ação positiva e inovadora frente ao contexto de inclusão, atuando com a produção e a adequação de material pedagógico utilizado no decorrer do curso acadêmico dos discentes, possibilitando apoio pedagógico e recursos de acessibilidade, contribuindo com o desenvolvimento nas disciplinas acadêmicas, promovendo a inclusão e a permanência desses alunos no campo educacional. Tendo como base um número crescente de alunos com deficiência visual, foi imprescindível que o Núcleo de Acessibilidade fosse criado no ano de 2016 a fim de viabilizar o conhecimento da aprendizagem através da adaptação de material pedagógico com equipamentos e recursos didáticos: máquina de datilografia em Braille, impressora em Braille, Reglete e Punção. Buscou-se averiguar quais os alunos com deficiência visual na Instituição, foi feito o levantamento destes alunos e foram obtidos os seus dados pessoais para facilitar o contato com os mesmos, além de serem averiguadas quinzenalmente as necessidades de cada aluno quanto aos materiais utilizados em sala de aula. Logo, com esse trabalho desenvolvido pelo Núcleo de Acessibilidade possibilitou aos discentes uma melhor autonomia em suas atividades acadêmicas, além de tornar um espaço homogeneizador que vislumbra atender os egressos e futuros ingressantes com deficiência visual na IES (Instituição de Ensino Superior).

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.