As atuais práticas de ensino de Língua Portuguesa nas escolas vêm sendo objeto de estudos pedagógicos que nos remetem a uma visão crítica e reflexiva sobre o presente modelo de ensino, o qual prioriza a mera transmissão de normas gramaticais, sem gerar no aluno o hábito de refletir sobre a função real de cada mecanismo e a conhecer a sua própria língua. Partindo disso, este artigo objetiva apresentar uma proposta que possa contribuir com o ensino produtivo de Língua Portuguesa, a partir do uso do gênero textual “conto”, trabalhado em conjunto com o “reconto” como ferramenta capaz de promover uma visão diversificada e ampla do texto. Para isso, como aporte teórico para embasar nossa pesquisa, iremos refletir alguns posicionamentos de Dolz (2004), Koch (2009), Libâneo (2002), Marcuschi (2002) e Proença Filho (1997). Trata-se, portanto, de um trabalho pedagógico interventivo, mediante a elaboração e aplicação de sequência didática realizada com um aluno de 5º ano do Ensino Fundamental, de uma escola pública na cidade de São Bento/PB. Acreditamos que o trabalho com conto e reconto é uma das possibilidades que permitem o desenvolvimento de competências como a leitura, a interpretação e a criatividade na prática pedagógica escolar.