A inclusão, em seus diferentes aspectos, refere-se diretamente à garantia de direitos. Entretanto, mesmo com a criação de leis e políticas públicas para atender ao público infantil, percebe-se a defasagem na efetivação de propostas que visam subsidiar a criança em relação aos seus direitos, trazendo malefícios para as mesmas, interferindo no seu convívio biopsicossocial. A pesquisa aqui apresentada tem como objetivo investigar e analisar a inclusão social da criança de seis aos dez anos de idade na cidade de Monteiro - Paraíba, discorrendo sobre o desenvolvimento infantil e sua relação frente ao âmbito escolar, familiar e social. Participaram da pesquisa 20 crianças com a faixa etária de 6 à 10 anos na escola municipal de Monteiro no Cariri Paraibano. O resultado foi obtido através da aplicação de entrevista semiestruturada com as crianças, resultando em 6 categorias que envolvem os contextos familiar, escolar e social. Através da análise dos discursos dos participantes por meio do método da análise de conteúdo, foi possível constatar que os direitos propostos pela Legislação Brasileira e pelo ECA para amparar essas crianças não estão sendo efetivados, dificultando a inclusão social dos mesmos. A pesquisa atingiu o seu objetivo, uma vez que tinha como intuito discorrer sobre a criança em seus aspectos escolar, familiar e social, assim, nos proporcionando um maior arcabouço teórico frente às várias realidades, sendo útil em pesquisas posteriores.