Nos últimos anos tem se falado muito sobre a importância de criar condições para que alunos com necessidades especiais frequentem uma escola regular. Sendo assim, este trabalho se justifica porque é necessário que uma atenção especial seja dada tanto em relação aos alunos que são incluídos no ensino convencional assim como para o professor que exercerá um papel crucial na adaptação e desenvolvimento do aluno com necessidades especiais. Este trabalho pretendeu verificar as dificuldades enfrentadas pelos professores e alunos de escolas inclusivas e discutir sobre a importância da capacitação e mediação de professores, enfocando os desafios da Educação Inclusiva. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas a profissionais da educação envolvidos com a educação inclusiva e por meio de revisão de literatura . Após a realização deste trabalho constatou-se que o melhor caminho é a mediação, capacitação constante, adequação curricular e agilidade na estruturação das escolas inclusivas para que o processo de inclusão atinja seu objetivo com sucesso. Dessa forma, o professor também se sentirá beneficiado com este processo e poderá exercer as funções, que a ele forem atribuídas, com dignidade.