Artigo Anais ENID UFCG

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-3667

O PROBLEMA DA DESTINAÇÃO FINAL DOS RESÍDUOS URBANOS DA CIDADE DE CUITÉ - PB: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA COM OS ALUNOS DA ESCOLA ORLANDO VENÂNCIO DOS SANTOS NA PERSPECTIVA DA PEDAGOGIA POR PROJETO

"2013-08-29 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 4084
    "edicao_id" => 13
    "trabalho_id" => 72
    "inscrito_id" => 188
    "titulo" => "O PROBLEMA DA DESTINAÇÃO FINAL DOS RESÍDUOS URBANOS DA CIDADE DE CUITÉ - PB: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA COM OS ALUNOS DA ESCOLA ORLANDO VENÂNCIO DOS SANTOS NA PERSPECTIVA DA PEDAGOGIA POR PROJETO"
    "resumo" => "Atualmente vários autores vêm relatando a eficácia do modelo de ensino baseado na pedagogia por projeto. Nessa estratégia de ensino, os alunos realizam atividades sob a orientação do professor, destinadas a criação situações de aprendizagem mais dinâmicas e efetivas, proporcionando a formação de sujeitos críticos. Diante desses pressupostos, o PIBID-Quimica desenvolveu um projeto de ensino intitulado “Avaliação do impacto ambiental dos resíduos urbanos da cidade de Cuité-PB” com a pretensão de chamar a atenção do alunado de duas turmas do 2º Ano do ensino médio da escola Orlando Venâncio dos Santos, pertencente à Rede Estadual de Ensino da Paraíba, para poluição do solo e da água causado pela disposição a céu aberto dos resíduos urbanos da referida cidade. Para tanto, através de uma situação de aprendizagem, os alunos foram instigados a trabalhar em grupo, gerenciar conflito de idéias e mostrar seu conhecimento crítico diante de um problema real de seu cotidiano. Ao final das atividades os alunos compreenderam muito além dos conceitos químicos envolvidos, estes aprenderam a real problemática sobre a destinação final dos resíduos sólidos, gerados pela população de Cuité, numa área verde afastadas do centro urbano, comprometendo o solo, a água e a vegetação da área envolta do lixão."
    "modalidade" => null
    "area_tematica" => null
    "palavra_chave" => null
    "idioma" => null
    "arquivo" => "Comunicacao_oral_idinscrito_188_67eea532b0e0531a003e6ace2a761f05.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:50"
    "updated_at" => "2020-06-10 13:10:58"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JONH ANDERSON MACÊDO SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "JONH ANDERSON"
    "autor_email" => "jonh_quimica@yahoo.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-enid-ufcg"
    "edicao_nome" => "Anais ENID UFCG"
    "edicao_evento" => "Encontro de Iniciação à Docência / UFCG"
    "edicao_ano" => 2013
    "edicao_pasta" => "anais/enid-ufcg/2013"
    "edicao_logo" => "5e49e9aec700d_16022020221734.png"
    "edicao_capa" => "5e49e9aec6136_16022020221734.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2013-08-29 00:00:00"
    "publicacao_id" => 11
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UFCG"
    "publicacao_codigo" => "2318-3667"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 4084
    "edicao_id" => 13
    "trabalho_id" => 72
    "inscrito_id" => 188
    "titulo" => "O PROBLEMA DA DESTINAÇÃO FINAL DOS RESÍDUOS URBANOS DA CIDADE DE CUITÉ - PB: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA COM OS ALUNOS DA ESCOLA ORLANDO VENÂNCIO DOS SANTOS NA PERSPECTIVA DA PEDAGOGIA POR PROJETO"
    "resumo" => "Atualmente vários autores vêm relatando a eficácia do modelo de ensino baseado na pedagogia por projeto. Nessa estratégia de ensino, os alunos realizam atividades sob a orientação do professor, destinadas a criação situações de aprendizagem mais dinâmicas e efetivas, proporcionando a formação de sujeitos críticos. Diante desses pressupostos, o PIBID-Quimica desenvolveu um projeto de ensino intitulado “Avaliação do impacto ambiental dos resíduos urbanos da cidade de Cuité-PB” com a pretensão de chamar a atenção do alunado de duas turmas do 2º Ano do ensino médio da escola Orlando Venâncio dos Santos, pertencente à Rede Estadual de Ensino da Paraíba, para poluição do solo e da água causado pela disposição a céu aberto dos resíduos urbanos da referida cidade. Para tanto, através de uma situação de aprendizagem, os alunos foram instigados a trabalhar em grupo, gerenciar conflito de idéias e mostrar seu conhecimento crítico diante de um problema real de seu cotidiano. Ao final das atividades os alunos compreenderam muito além dos conceitos químicos envolvidos, estes aprenderam a real problemática sobre a destinação final dos resíduos sólidos, gerados pela população de Cuité, numa área verde afastadas do centro urbano, comprometendo o solo, a água e a vegetação da área envolta do lixão."
    "modalidade" => null
    "area_tematica" => null
    "palavra_chave" => null
    "idioma" => null
    "arquivo" => "Comunicacao_oral_idinscrito_188_67eea532b0e0531a003e6ace2a761f05.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:50"
    "updated_at" => "2020-06-10 13:10:58"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JONH ANDERSON MACÊDO SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "JONH ANDERSON"
    "autor_email" => "jonh_quimica@yahoo.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-enid-ufcg"
    "edicao_nome" => "Anais ENID UFCG"
    "edicao_evento" => "Encontro de Iniciação à Docência / UFCG"
    "edicao_ano" => 2013
    "edicao_pasta" => "anais/enid-ufcg/2013"
    "edicao_logo" => "5e49e9aec700d_16022020221734.png"
    "edicao_capa" => "5e49e9aec6136_16022020221734.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2013-08-29 00:00:00"
    "publicacao_id" => 11
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UFCG"
    "publicacao_codigo" => "2318-3667"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 29 de agosto de 2013

Resumo

Atualmente vários autores vêm relatando a eficácia do modelo de ensino baseado na pedagogia por projeto. Nessa estratégia de ensino, os alunos realizam atividades sob a orientação do professor, destinadas a criação situações de aprendizagem mais dinâmicas e efetivas, proporcionando a formação de sujeitos críticos. Diante desses pressupostos, o PIBID-Quimica desenvolveu um projeto de ensino intitulado “Avaliação do impacto ambiental dos resíduos urbanos da cidade de Cuité-PB” com a pretensão de chamar a atenção do alunado de duas turmas do 2º Ano do ensino médio da escola Orlando Venâncio dos Santos, pertencente à Rede Estadual de Ensino da Paraíba, para poluição do solo e da água causado pela disposição a céu aberto dos resíduos urbanos da referida cidade. Para tanto, através de uma situação de aprendizagem, os alunos foram instigados a trabalhar em grupo, gerenciar conflito de idéias e mostrar seu conhecimento crítico diante de um problema real de seu cotidiano. Ao final das atividades os alunos compreenderam muito além dos conceitos químicos envolvidos, estes aprenderam a real problemática sobre a destinação final dos resíduos sólidos, gerados pela população de Cuité, numa área verde afastadas do centro urbano, comprometendo o solo, a água e a vegetação da área envolta do lixão.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.