Artigo Anais ENID UFCG

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-3667

EXPERIÊNCIAS DO PIBID DE BIOLOGIA: UMA PARCERIA ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA PÚBLICA

"2013-08-29 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 4078
    "edicao_id" => 13
    "trabalho_id" => 28
    "inscrito_id" => 23
    "titulo" => "EXPERIÊNCIAS DO PIBID DE BIOLOGIA: UMA PARCERIA ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA PÚBLICA"
    "resumo" => "Um fator importante no programa PIBID é a sua amplitude, pois abrange vários elementos da educação, e um dos seus objetivos é promover a articulação integrada da educação superior com a educação básica do sistema público, estimular a integração da educação superior com a educação básica. Diante disso, este trabalho tem a finalidade de relatar experiências vivenciadas no âmbito do PIBID, subprojeto Biologia do Campus de Patos, no decorrer do ano de 2012/2013 com atuação na escola Dr. Dionízio da Costa – PREMEN. O PIBID está inserido na escola há dois anos proporcionando formação complementar e continuada aos alunos com as ferramentas que também contém na escola, por meio de estudos de grupo na biblioteca, observação de aulas, proposta de oficinas pedagógicas e palestras educativas, organização e uso de laboratório e manejo e manutenção de horta escolar, atividades essas que vem sendo desenvolvidas no decorrer desse período; além de aulas expositivas dialogadas e participativas, dinâmicas para fixação do conteúdo abordado e participação ativa nos eventos da escola.  O projeto conta também com parceria da escola por meio do blog da mesma, que posta sempre as atividades realizadas pelo PIBID, disponibilizando para todo o alunado e comunidade em geral que tem acesso ao blog a oportunidade de conhecer o real significado desse projeto e toda a sua atuação; além do blog do projeto, onde é atualizado semanalmente com as atividades realizadas pelos pibidianos. É possível afirmar que as práticas pedagógicas desenvolvidas como um todo, surtiram o efeito esperado, atingindo as reais dificuldades dos estudantes. O projeto ainda contribui de grande importância para a formação dos pibidianos na compreensão do funcionamento da unidade escolar, os desafios diários que um professor enfrenta para colocar em prática suas ideias e seu conhecimento e a vivência em sala da aula por meio das atividades desenvolvidas. As experiências apresentadas neste trabalho demonstram que o PIBID colabora na formação dos licenciandos e da comunidade escolar, mostrando que iniciativas como essa só tende a beneficiar a todos que nela estão inseridos."
    "modalidade" => null
    "area_tematica" => null
    "palavra_chave" => null
    "idioma" => null
    "arquivo" => "Poster_idinscrito_23_724d98598b35cececf9728a31b40e902.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:50"
    "updated_at" => "2020-06-10 13:10:58"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ISLANNY ALVINO LEITE"
    "autor_nome_curto" => "ISLANNY ALVINO"
    "autor_email" => "islanny_alvino@hotmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-enid-ufcg"
    "edicao_nome" => "Anais ENID UFCG"
    "edicao_evento" => "Encontro de Iniciação à Docência / UFCG"
    "edicao_ano" => 2013
    "edicao_pasta" => "anais/enid-ufcg/2013"
    "edicao_logo" => "5e49e9aec700d_16022020221734.png"
    "edicao_capa" => "5e49e9aec6136_16022020221734.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2013-08-29 00:00:00"
    "publicacao_id" => 11
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UFCG"
    "publicacao_codigo" => "2318-3667"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 4078
    "edicao_id" => 13
    "trabalho_id" => 28
    "inscrito_id" => 23
    "titulo" => "EXPERIÊNCIAS DO PIBID DE BIOLOGIA: UMA PARCERIA ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA PÚBLICA"
    "resumo" => "Um fator importante no programa PIBID é a sua amplitude, pois abrange vários elementos da educação, e um dos seus objetivos é promover a articulação integrada da educação superior com a educação básica do sistema público, estimular a integração da educação superior com a educação básica. Diante disso, este trabalho tem a finalidade de relatar experiências vivenciadas no âmbito do PIBID, subprojeto Biologia do Campus de Patos, no decorrer do ano de 2012/2013 com atuação na escola Dr. Dionízio da Costa – PREMEN. O PIBID está inserido na escola há dois anos proporcionando formação complementar e continuada aos alunos com as ferramentas que também contém na escola, por meio de estudos de grupo na biblioteca, observação de aulas, proposta de oficinas pedagógicas e palestras educativas, organização e uso de laboratório e manejo e manutenção de horta escolar, atividades essas que vem sendo desenvolvidas no decorrer desse período; além de aulas expositivas dialogadas e participativas, dinâmicas para fixação do conteúdo abordado e participação ativa nos eventos da escola.  O projeto conta também com parceria da escola por meio do blog da mesma, que posta sempre as atividades realizadas pelo PIBID, disponibilizando para todo o alunado e comunidade em geral que tem acesso ao blog a oportunidade de conhecer o real significado desse projeto e toda a sua atuação; além do blog do projeto, onde é atualizado semanalmente com as atividades realizadas pelos pibidianos. É possível afirmar que as práticas pedagógicas desenvolvidas como um todo, surtiram o efeito esperado, atingindo as reais dificuldades dos estudantes. O projeto ainda contribui de grande importância para a formação dos pibidianos na compreensão do funcionamento da unidade escolar, os desafios diários que um professor enfrenta para colocar em prática suas ideias e seu conhecimento e a vivência em sala da aula por meio das atividades desenvolvidas. As experiências apresentadas neste trabalho demonstram que o PIBID colabora na formação dos licenciandos e da comunidade escolar, mostrando que iniciativas como essa só tende a beneficiar a todos que nela estão inseridos."
    "modalidade" => null
    "area_tematica" => null
    "palavra_chave" => null
    "idioma" => null
    "arquivo" => "Poster_idinscrito_23_724d98598b35cececf9728a31b40e902.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:50"
    "updated_at" => "2020-06-10 13:10:58"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ISLANNY ALVINO LEITE"
    "autor_nome_curto" => "ISLANNY ALVINO"
    "autor_email" => "islanny_alvino@hotmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-enid-ufcg"
    "edicao_nome" => "Anais ENID UFCG"
    "edicao_evento" => "Encontro de Iniciação à Docência / UFCG"
    "edicao_ano" => 2013
    "edicao_pasta" => "anais/enid-ufcg/2013"
    "edicao_logo" => "5e49e9aec700d_16022020221734.png"
    "edicao_capa" => "5e49e9aec6136_16022020221734.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2013-08-29 00:00:00"
    "publicacao_id" => 11
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UFCG"
    "publicacao_codigo" => "2318-3667"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 29 de agosto de 2013

Resumo

Um fator importante no programa PIBID é a sua amplitude, pois abrange vários elementos da educação, e um dos seus objetivos é promover a articulação integrada da educação superior com a educação básica do sistema público, estimular a integração da educação superior com a educação básica. Diante disso, este trabalho tem a finalidade de relatar experiências vivenciadas no âmbito do PIBID, subprojeto Biologia do Campus de Patos, no decorrer do ano de 2012/2013 com atuação na escola Dr. Dionízio da Costa – PREMEN. O PIBID está inserido na escola há dois anos proporcionando formação complementar e continuada aos alunos com as ferramentas que também contém na escola, por meio de estudos de grupo na biblioteca, observação de aulas, proposta de oficinas pedagógicas e palestras educativas, organização e uso de laboratório e manejo e manutenção de horta escolar, atividades essas que vem sendo desenvolvidas no decorrer desse período; além de aulas expositivas dialogadas e participativas, dinâmicas para fixação do conteúdo abordado e participação ativa nos eventos da escola. O projeto conta também com parceria da escola por meio do blog da mesma, que posta sempre as atividades realizadas pelo PIBID, disponibilizando para todo o alunado e comunidade em geral que tem acesso ao blog a oportunidade de conhecer o real significado desse projeto e toda a sua atuação; além do blog do projeto, onde é atualizado semanalmente com as atividades realizadas pelos pibidianos. É possível afirmar que as práticas pedagógicas desenvolvidas como um todo, surtiram o efeito esperado, atingindo as reais dificuldades dos estudantes. O projeto ainda contribui de grande importância para a formação dos pibidianos na compreensão do funcionamento da unidade escolar, os desafios diários que um professor enfrenta para colocar em prática suas ideias e seu conhecimento e a vivência em sala da aula por meio das atividades desenvolvidas. As experiências apresentadas neste trabalho demonstram que o PIBID colabora na formação dos licenciandos e da comunidade escolar, mostrando que iniciativas como essa só tende a beneficiar a todos que nela estão inseridos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.