Artigo Anais ENID UFCG

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-3667

DESENVOLVENDO A PERCEPÇÃO AUDITIVA, A CONCENTRAÇÃO E A COMUNICAÇÃO EM SALA DE AULA ATRAVÉS DO ESTÍMULO AO RELAXAMENTO E DA PRÁTICA DO SILÊNCIO

"2013-08-29 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 4105
    "edicao_id" => 13
    "trabalho_id" => 160
    "inscrito_id" => 644
    "titulo" => "DESENVOLVENDO A PERCEPÇÃO AUDITIVA, A CONCENTRAÇÃO E A COMUNICAÇÃO EM SALA DE AULA ATRAVÉS DO ESTÍMULO AO RELAXAMENTO E DA PRÁTICA DO SILÊNCIO"
    "resumo" => "Através desse relato de experiência descrevemos uma atividade aplicada por alunos do Curso de Licenciatura em Música da UFCG, participantes do PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência), subprojeto Música, em uma Turma do 6º ano B, da Escola Estadual Nossa Senhora do Rosário, em Campina Grande-PB. A atividade buscou estimular a percepção auditiva e a concentração dos alunos com o intuito de melhorar a comunicação em sala de aula, baseado na proposta de Zimmermann (1996) e em sondagens realizadas anteriormente pelo PIBID/Música na referida escola.\tDesde agosto de 2012, o PIBID, subprojeto Música, da UFCG, atua e intervém na Escola Estadual de Ensino Fundamental Nossa Senhora do Rosário, em Campina Grande-PB. Antes de começar a trabalhar as atividades com os alunos, nos reunimos com a diretora, conhecemos a estrutura física da escola e fizemos visitas às turmas para realizar observações e sondagens.O contato com os alunos acontece, sobretudo, nas aulas de Artes, nas turmas da professora supervisora do PIBID-Música naquela escola. Devido a nossa intervenção depender dos horários da disciplina de Artes na escola, e do nosso horário de aulas na UFCG, no período letivo 2013 foi necessário fazer uma redistribuição dos alunos do PIBID nas turmas. Assim, alguns de nós fomos remanejados para turmas diferentes das que vínhamos trabalhando desde o início. Com essa mudança foi necessário realizar outro período de observação e sondagem nas novas turmas, antes de propor a realização de atividades.Com os novos horários da escola, na volta às aulas do início de 2013, passamos a participar das aulas de Artes na quinta-feira pela manhã, nas turmas de 6º ano A e 6º ao B. O 6º ano B, composto por 35 alunos, mostrou-se bastante receptivo, assim como o 6º Ano A, porém, bastante barulhento. O desafio com essa turma seria propor atividades que estimulassem e envolvessem todos os alunos, pois eles se distraíam com facilidade, com conversas entre si. Deste modo, elaboramos uma atividade musical para ser aplicada no 6º ano B que pudesse conduzir os alunos à concentração e reflexão sobre a importância do silêncio."
    "modalidade" => null
    "area_tematica" => null
    "palavra_chave" => null
    "idioma" => null
    "arquivo" => "Comunicacao_oral_idinscrito_644_4a8bb069dbf95748db4b3f07ab587d4c.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:50"
    "updated_at" => "2020-06-10 13:10:58"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARISA NÓBREGA RODRIGUES"
    "autor_nome_curto" => "MARISA NÓBREGA"
    "autor_email" => "marisanbr@gmail.com"
    "autor_ies" => "UFCG"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-enid-ufcg"
    "edicao_nome" => "Anais ENID UFCG"
    "edicao_evento" => "Encontro de Iniciação à Docência / UFCG"
    "edicao_ano" => 2013
    "edicao_pasta" => "anais/enid-ufcg/2013"
    "edicao_logo" => "5e49e9aec700d_16022020221734.png"
    "edicao_capa" => "5e49e9aec6136_16022020221734.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2013-08-29 00:00:00"
    "publicacao_id" => 11
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UFCG"
    "publicacao_codigo" => "2318-3667"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 4105
    "edicao_id" => 13
    "trabalho_id" => 160
    "inscrito_id" => 644
    "titulo" => "DESENVOLVENDO A PERCEPÇÃO AUDITIVA, A CONCENTRAÇÃO E A COMUNICAÇÃO EM SALA DE AULA ATRAVÉS DO ESTÍMULO AO RELAXAMENTO E DA PRÁTICA DO SILÊNCIO"
    "resumo" => "Através desse relato de experiência descrevemos uma atividade aplicada por alunos do Curso de Licenciatura em Música da UFCG, participantes do PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência), subprojeto Música, em uma Turma do 6º ano B, da Escola Estadual Nossa Senhora do Rosário, em Campina Grande-PB. A atividade buscou estimular a percepção auditiva e a concentração dos alunos com o intuito de melhorar a comunicação em sala de aula, baseado na proposta de Zimmermann (1996) e em sondagens realizadas anteriormente pelo PIBID/Música na referida escola.\tDesde agosto de 2012, o PIBID, subprojeto Música, da UFCG, atua e intervém na Escola Estadual de Ensino Fundamental Nossa Senhora do Rosário, em Campina Grande-PB. Antes de começar a trabalhar as atividades com os alunos, nos reunimos com a diretora, conhecemos a estrutura física da escola e fizemos visitas às turmas para realizar observações e sondagens.O contato com os alunos acontece, sobretudo, nas aulas de Artes, nas turmas da professora supervisora do PIBID-Música naquela escola. Devido a nossa intervenção depender dos horários da disciplina de Artes na escola, e do nosso horário de aulas na UFCG, no período letivo 2013 foi necessário fazer uma redistribuição dos alunos do PIBID nas turmas. Assim, alguns de nós fomos remanejados para turmas diferentes das que vínhamos trabalhando desde o início. Com essa mudança foi necessário realizar outro período de observação e sondagem nas novas turmas, antes de propor a realização de atividades.Com os novos horários da escola, na volta às aulas do início de 2013, passamos a participar das aulas de Artes na quinta-feira pela manhã, nas turmas de 6º ano A e 6º ao B. O 6º ano B, composto por 35 alunos, mostrou-se bastante receptivo, assim como o 6º Ano A, porém, bastante barulhento. O desafio com essa turma seria propor atividades que estimulassem e envolvessem todos os alunos, pois eles se distraíam com facilidade, com conversas entre si. Deste modo, elaboramos uma atividade musical para ser aplicada no 6º ano B que pudesse conduzir os alunos à concentração e reflexão sobre a importância do silêncio."
    "modalidade" => null
    "area_tematica" => null
    "palavra_chave" => null
    "idioma" => null
    "arquivo" => "Comunicacao_oral_idinscrito_644_4a8bb069dbf95748db4b3f07ab587d4c.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:50"
    "updated_at" => "2020-06-10 13:10:58"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARISA NÓBREGA RODRIGUES"
    "autor_nome_curto" => "MARISA NÓBREGA"
    "autor_email" => "marisanbr@gmail.com"
    "autor_ies" => "UFCG"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-enid-ufcg"
    "edicao_nome" => "Anais ENID UFCG"
    "edicao_evento" => "Encontro de Iniciação à Docência / UFCG"
    "edicao_ano" => 2013
    "edicao_pasta" => "anais/enid-ufcg/2013"
    "edicao_logo" => "5e49e9aec700d_16022020221734.png"
    "edicao_capa" => "5e49e9aec6136_16022020221734.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2013-08-29 00:00:00"
    "publicacao_id" => 11
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UFCG"
    "publicacao_codigo" => "2318-3667"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 29 de agosto de 2013

Resumo

Através desse relato de experiência descrevemos uma atividade aplicada por alunos do Curso de Licenciatura em Música da UFCG, participantes do PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência), subprojeto Música, em uma Turma do 6º ano B, da Escola Estadual Nossa Senhora do Rosário, em Campina Grande-PB. A atividade buscou estimular a percepção auditiva e a concentração dos alunos com o intuito de melhorar a comunicação em sala de aula, baseado na proposta de Zimmermann (1996) e em sondagens realizadas anteriormente pelo PIBID/Música na referida escola. Desde agosto de 2012, o PIBID, subprojeto Música, da UFCG, atua e intervém na Escola Estadual de Ensino Fundamental Nossa Senhora do Rosário, em Campina Grande-PB. Antes de começar a trabalhar as atividades com os alunos, nos reunimos com a diretora, conhecemos a estrutura física da escola e fizemos visitas às turmas para realizar observações e sondagens.O contato com os alunos acontece, sobretudo, nas aulas de Artes, nas turmas da professora supervisora do PIBID-Música naquela escola. Devido a nossa intervenção depender dos horários da disciplina de Artes na escola, e do nosso horário de aulas na UFCG, no período letivo 2013 foi necessário fazer uma redistribuição dos alunos do PIBID nas turmas. Assim, alguns de nós fomos remanejados para turmas diferentes das que vínhamos trabalhando desde o início. Com essa mudança foi necessário realizar outro período de observação e sondagem nas novas turmas, antes de propor a realização de atividades.Com os novos horários da escola, na volta às aulas do início de 2013, passamos a participar das aulas de Artes na quinta-feira pela manhã, nas turmas de 6º ano A e 6º ao B. O 6º ano B, composto por 35 alunos, mostrou-se bastante receptivo, assim como o 6º Ano A, porém, bastante barulhento. O desafio com essa turma seria propor atividades que estimulassem e envolvessem todos os alunos, pois eles se distraíam com facilidade, com conversas entre si. Deste modo, elaboramos uma atividade musical para ser aplicada no 6º ano B que pudesse conduzir os alunos à concentração e reflexão sobre a importância do silêncio.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.