O presente trabalho pretende abordar os procedimentos teórico-metodológicos iniciais, que subsidiaram a trajetória do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID) no curso de pedagogia da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN em duas Escolas Estaduais do Município de Mossoró- RN. Os procedimentos metodológicos adotados para esse estudo foi a priori, de base empírica nas observações realizadas nas escolas, pesquisa bibliográfica, questionários, estudos e discussões em grupo. Para o embasamento teórico nos remetemos aos estudos de FREIRE (1996) que retrata a importância da reflexão sobre a ação da prática docente; TRERRIEN (2007) e seus estudos sobre a transposição didática e sua relevância no processo educativo; ZABALA(1998) e OLIVEIRA e CHADWICK (2002) que retratam de maneira clara e objetiva a relevância da sequência didática e de conteúdo com base nos planejamentos didáticos; PERRENOUD (2000) com as dez novas competências para ensinar; e por fim MORIN (2003) Os sete saberes necessários à educação do futuro. Os resultados se deram de forma significativa tanto no que concerne a construção dos instrumentos diagnósticos para a caracterização da comunidade escolar, quanto ao próprio processo de elaboração dos Projetos Políticos Pedagógicos das escolas. Consideramos que o contato dialogado entre a Universidade e a Escola, tem nessa troca de saberes e fazeres possibilidades de avanços no que se refere ao processo de ensino/aprendizagem dos alunos da rede pública de ensino, garantindo que seus níveis de desenvolvimento sejam superados a cada dia, como também pelo investimento na formação dos profissionais da educação.