Artigo Anais V FIPED

ANAIS de Evento

ISSN: 2316-1086

Visualizações: 154
ESTRATÉGIAS DE LEITURA E DE ESCRITA NO ENSINO FUNDAMENTAL DA ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL: EXPERIÊNCIAS NO PIBID

Palavra-chaves: LEITURA E ESCRITA, ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL, METODOLOGIAS Comunicação Oral(CO) GT 17 - PROGRAMAS FORMATIVOS NA DOCÊNCIA: EXPERIÊNCIAS E PERSPECTIVAS

Resumo

Este trabalho apresenta uma investigação, ainda em desenvolvimento, sobre as estratégias de leitura e escrita utilizadas no ensino fundamental em uma escola pública de tempo integral de Teresina, vivenciadas no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID). Considerando que o aluno, não é um mero receptor de informações ou decodificador de códigos linguísticos, questionamos quais as estratégias que o professor utiliza em sala de aula que favorecem a compreensão do texto, isto é, a aprendizagem do conteúdo estudado? Para responder a esta questão delimitamos um caminho metodológico fundado na pesquisa qualitativa, de cunho etnográfico. Tomando alunos e professores como sujeitos, utilizamos como instrumentos a observação participante e a entrevista semi-estruturada. Os primeiros resultados apontam estratégias criativas de leitura e de escrita eficientes no sentido de significar a leitura e a escrita e aperfeiçoá-las.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.