História em Quadrinhos é hoje um dos gêneros textuais mais acessíveis da Literatura. Passando por altos e baixos ao longo do tempo, os quadrinhos refletem na sua atuação o grande desenvolvimento e reconhecimento por diversas camadas sociais em sua evolução histórica. Antes, marginalizados e censurados por professores, pais de adolescentes e psiquiatras, hoje, por sua linguagem elíptica e dinâmica, e através de sua riqueza de informações, diversidade em temáticas e novidade em vocábulos, atrai tanto o público infantil quanto o jovem/adulto, sendo comum sua aparição em provas, concursos, vestibulares e até mesmo em livros didáticos, cujo manejo dos professores tem necessitado de novos olhares para essa didática atual em sala de aula. A fim de lidar com questionamentos acerca do surgimento, evolução e pragmatismo desse gênero, o presente trabalho se propõe a analisá-los através de estudos bibliográficos, além de aplicação de questionário a alunos do ensino médio e realização de entrevistas com jovens adultos leitores de quadrinhos. Considerou-se de imprescindível estima a reflexão no tocante ao planejamento e elaboração de propostas eficazes para a utilização das Histórias em Quadrinhos em sala de aula, visto que, bem trabalhadas, propõem aos alunos um bom debate e um maior aprofundamento do que seja o uso da Língua Portuguesa.