Artigo Anais IV FIPED

ANAIS de Evento

ISSN: 2316-1086

HISTÓRIA EM QUADRINHOS EM SALA DE AULA DE LÍNGUA PORTUGUESA: DESPERTANDO NOVAS LEITURAS

Palavra-chaves: Gêneros Textuais, História Em Quadrinhos, Língua Portuguesa, Literatura Comunicação Oral 26 - LEITURA, LETRAMENTO LITERÁRIO E MEMÓRIAS DE LEITURA: POR CONSTRUÇÃO DIALÓGICA
"2012-06-27 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 334
    "edicao_id" => 1
    "trabalho_id" => 88
    "inscrito_id" => 397
    "titulo" => "HISTÓRIA EM QUADRINHOS EM SALA DE AULA DE LÍNGUA PORTUGUESA: DESPERTANDO NOVAS LEITURAS"
    "resumo" => "História em Quadrinhos é hoje um dos gêneros textuais mais acessíveis da Literatura. Passando por altos e baixos ao longo do tempo, os quadrinhos refletem na sua atuação o grande desenvolvimento e reconhecimento por diversas camadas sociais em sua evolução histórica. Antes, marginalizados e censurados por professores, pais de adolescentes e psiquiatras, hoje, por sua linguagem elíptica e dinâmica, e através de sua riqueza de informações, diversidade em temáticas e novidade em vocábulos, atrai tanto o público infantil quanto o jovem/adulto, sendo comum sua aparição em provas, concursos, vestibulares e até mesmo em livros didáticos, cujo manejo dos professores tem necessitado de novos olhares para essa didática atual em sala de aula. A fim de lidar com questionamentos acerca do surgimento, evolução e pragmatismo desse gênero, o presente trabalho se propõe a analisá-los através de estudos bibliográficos, além de aplicação de questionário a alunos do ensino médio e realização de entrevistas com jovens adultos leitores de quadrinhos. Considerou-se de imprescindível estima a reflexão no tocante ao planejamento e elaboração de propostas eficazes para a utilização das Histórias em Quadrinhos em sala de aula, visto que, bem trabalhadas, propõem aos alunos um bom debate e um maior aprofundamento do que seja o uso da Língua Portuguesa."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "26 - LEITURA, LETRAMENTO LITERÁRIO E MEMÓRIAS DE LEITURA: POR CONSTRUÇÃO DIALÓGICA"
    "palavra_chave" => "Gêneros textuais, História em quadrinhos, Língua portuguesa, Literatura"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "e46de7e1bcaaced9a54f1e9d0d2f800d.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:45"
    "updated_at" => "2020-06-22 12:36:21"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KAROL COSTA GUEDES"
    "autor_nome_curto" => "KAROL GUEDES"
    "autor_email" => "karolcostaguedes@hotmail."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais IV FIPED"
    "edicao_evento" => "IV Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2012
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2012"
    "edicao_logo" => "5e49b0285223f_16022020181208.png"
    "edicao_capa" => "5f186e90e63e5_22072020135128.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2012-06-27 00:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 334
    "edicao_id" => 1
    "trabalho_id" => 88
    "inscrito_id" => 397
    "titulo" => "HISTÓRIA EM QUADRINHOS EM SALA DE AULA DE LÍNGUA PORTUGUESA: DESPERTANDO NOVAS LEITURAS"
    "resumo" => "História em Quadrinhos é hoje um dos gêneros textuais mais acessíveis da Literatura. Passando por altos e baixos ao longo do tempo, os quadrinhos refletem na sua atuação o grande desenvolvimento e reconhecimento por diversas camadas sociais em sua evolução histórica. Antes, marginalizados e censurados por professores, pais de adolescentes e psiquiatras, hoje, por sua linguagem elíptica e dinâmica, e através de sua riqueza de informações, diversidade em temáticas e novidade em vocábulos, atrai tanto o público infantil quanto o jovem/adulto, sendo comum sua aparição em provas, concursos, vestibulares e até mesmo em livros didáticos, cujo manejo dos professores tem necessitado de novos olhares para essa didática atual em sala de aula. A fim de lidar com questionamentos acerca do surgimento, evolução e pragmatismo desse gênero, o presente trabalho se propõe a analisá-los através de estudos bibliográficos, além de aplicação de questionário a alunos do ensino médio e realização de entrevistas com jovens adultos leitores de quadrinhos. Considerou-se de imprescindível estima a reflexão no tocante ao planejamento e elaboração de propostas eficazes para a utilização das Histórias em Quadrinhos em sala de aula, visto que, bem trabalhadas, propõem aos alunos um bom debate e um maior aprofundamento do que seja o uso da Língua Portuguesa."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "26 - LEITURA, LETRAMENTO LITERÁRIO E MEMÓRIAS DE LEITURA: POR CONSTRUÇÃO DIALÓGICA"
    "palavra_chave" => "Gêneros textuais, História em quadrinhos, Língua portuguesa, Literatura"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "e46de7e1bcaaced9a54f1e9d0d2f800d.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:45"
    "updated_at" => "2020-06-22 12:36:21"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KAROL COSTA GUEDES"
    "autor_nome_curto" => "KAROL GUEDES"
    "autor_email" => "karolcostaguedes@hotmail."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais IV FIPED"
    "edicao_evento" => "IV Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2012
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2012"
    "edicao_logo" => "5e49b0285223f_16022020181208.png"
    "edicao_capa" => "5f186e90e63e5_22072020135128.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2012-06-27 00:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 27 de junho de 2012

Resumo

História em Quadrinhos é hoje um dos gêneros textuais mais acessíveis da Literatura. Passando por altos e baixos ao longo do tempo, os quadrinhos refletem na sua atuação o grande desenvolvimento e reconhecimento por diversas camadas sociais em sua evolução histórica. Antes, marginalizados e censurados por professores, pais de adolescentes e psiquiatras, hoje, por sua linguagem elíptica e dinâmica, e através de sua riqueza de informações, diversidade em temáticas e novidade em vocábulos, atrai tanto o público infantil quanto o jovem/adulto, sendo comum sua aparição em provas, concursos, vestibulares e até mesmo em livros didáticos, cujo manejo dos professores tem necessitado de novos olhares para essa didática atual em sala de aula. A fim de lidar com questionamentos acerca do surgimento, evolução e pragmatismo desse gênero, o presente trabalho se propõe a analisá-los através de estudos bibliográficos, além de aplicação de questionário a alunos do ensino médio e realização de entrevistas com jovens adultos leitores de quadrinhos. Considerou-se de imprescindível estima a reflexão no tocante ao planejamento e elaboração de propostas eficazes para a utilização das Histórias em Quadrinhos em sala de aula, visto que, bem trabalhadas, propõem aos alunos um bom debate e um maior aprofundamento do que seja o uso da Língua Portuguesa.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.