Este trabalho aborda o conselho escolar como elemento da gestão democrática. A discussão surgiu na disciplina optativa Financiamento da Educação na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, UERN. O objetivo do presente estudo é discutir a importância do conselho escolar para construção de uma gestão democrática, bem como, apresentar os recursos financiadores direcionados a melhoria da escola. O material empírico é referente a uma pesquisa de campo executada a partir da entrevista semiestruturada realizada com a secretária geral e vice-presidente do conselho escolar de uma escola estadual no município de Apodi/RN e foram utilizados materiais bibliográficos, como: Paro (2011), Dourado (2001), Oliveira (2007), Adrião e Camargo (2007). Baseando-se nos estudos teóricos constatou-se à necessidade do conselho escolar ativo que desenvolva um trabalho efetivo na busca de discutir os problemas ocorrentes na escola e a participação de todos nas suas decisões. A entrevista expõe as dificuldades de funcionamento do Conselho na escola e o não reconhecimento da sua importância pela gestão.