Artigo Anais IV FIPED

ANAIS de Evento

ISSN: 2316-1086

O ESTÁGIO COMO PRIMEIRO CONTATO PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Palavra-chaves: Estágio, Prática, Experiência Docente Comunicação Oral 02 - FORMAÇÃO DE PROFESSORES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
"2012-06-27 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 90
    "edicao_id" => 1
    "trabalho_id" => 584
    "inscrito_id" => 137
    "titulo" => "O ESTÁGIO COMO PRIMEIRO CONTATO PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA: RELATO DE EXPERIÊNCIA"
    "resumo" => "Este trabalho\u{A0}tem a intenção de\u{A0}apresentar e compartilhar as primeiras experiências vivenciadas como professora de uma sala de aula na educação infantil, atendendo crianças na faixa etária de cinco anos e sendo proporcionado pelo Estágio Supervisionado I do curso de Pedagogia. O foco se deu através das práticas desenvolvidas, das dificuldades encontradas e superadas, das aprendizagens e da importância da responsabilidade docente. A metodologia de cunho teórico desenvolveu-se a partir dos referenciais de autores como Pimenta (2011), Pimenta e Lima (2008), Veiga (1994), Tardif (2010), Freire (1996), Piaget (1974) entre outros; além de relatos da própria vivência do estágio através da observação e da prática docente na Escola Complexo Educacional Santo André, em Assu/RN. Compreendemos o estágio como um elemento norteador de uma prática fundamentada na autonomia dos educadores frente às realidades vivenciadas em sua rotina escolar e não apenas como o pólo prático do curso, que por sua vez, deverá se constituir de reflexão a partir da realidade escolar.  O contato com escola, seu fazer e suas experiências construídas no dia a dia nos possibilitam sair do abstrato para o concreto em que a teoria seja articulada com a prática, sem estarmos falando de coisas diferentes e indissociáveis, mas de elementos na forma educativa, buscando introduzir os conhecimentos adquiridos, para que não se diga: “na prática a teoria é\u{A0}diferente”.\u{A0}"
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "02 - FORMAÇÃO DE PROFESSORES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS"
    "palavra_chave" => "Estágio, Prática, Experiência docente"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "8b226b904ac2344d38f3cfa511027ddd_137.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:45"
    "updated_at" => "2020-06-22 12:36:34"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "AYLLANA ARAUJO PINTO"
    "autor_nome_curto" => "AYLLANA"
    "autor_email" => "ayllana_21@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais IV FIPED"
    "edicao_evento" => "IV Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2012
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2012"
    "edicao_logo" => "5e49b0285223f_16022020181208.png"
    "edicao_capa" => "5f186e90e63e5_22072020135128.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2012-06-27 00:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 90
    "edicao_id" => 1
    "trabalho_id" => 584
    "inscrito_id" => 137
    "titulo" => "O ESTÁGIO COMO PRIMEIRO CONTATO PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA: RELATO DE EXPERIÊNCIA"
    "resumo" => "Este trabalho\u{A0}tem a intenção de\u{A0}apresentar e compartilhar as primeiras experiências vivenciadas como professora de uma sala de aula na educação infantil, atendendo crianças na faixa etária de cinco anos e sendo proporcionado pelo Estágio Supervisionado I do curso de Pedagogia. O foco se deu através das práticas desenvolvidas, das dificuldades encontradas e superadas, das aprendizagens e da importância da responsabilidade docente. A metodologia de cunho teórico desenvolveu-se a partir dos referenciais de autores como Pimenta (2011), Pimenta e Lima (2008), Veiga (1994), Tardif (2010), Freire (1996), Piaget (1974) entre outros; além de relatos da própria vivência do estágio através da observação e da prática docente na Escola Complexo Educacional Santo André, em Assu/RN. Compreendemos o estágio como um elemento norteador de uma prática fundamentada na autonomia dos educadores frente às realidades vivenciadas em sua rotina escolar e não apenas como o pólo prático do curso, que por sua vez, deverá se constituir de reflexão a partir da realidade escolar.  O contato com escola, seu fazer e suas experiências construídas no dia a dia nos possibilitam sair do abstrato para o concreto em que a teoria seja articulada com a prática, sem estarmos falando de coisas diferentes e indissociáveis, mas de elementos na forma educativa, buscando introduzir os conhecimentos adquiridos, para que não se diga: “na prática a teoria é\u{A0}diferente”.\u{A0}"
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "02 - FORMAÇÃO DE PROFESSORES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS"
    "palavra_chave" => "Estágio, Prática, Experiência docente"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "8b226b904ac2344d38f3cfa511027ddd_137.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:45"
    "updated_at" => "2020-06-22 12:36:34"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "AYLLANA ARAUJO PINTO"
    "autor_nome_curto" => "AYLLANA"
    "autor_email" => "ayllana_21@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais IV FIPED"
    "edicao_evento" => "IV Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2012
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2012"
    "edicao_logo" => "5e49b0285223f_16022020181208.png"
    "edicao_capa" => "5f186e90e63e5_22072020135128.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2012-06-27 00:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 27 de junho de 2012

Resumo

Este trabalho tem a intenção de apresentar e compartilhar as primeiras experiências vivenciadas como professora de uma sala de aula na educação infantil, atendendo crianças na faixa etária de cinco anos e sendo proporcionado pelo Estágio Supervisionado I do curso de Pedagogia. O foco se deu através das práticas desenvolvidas, das dificuldades encontradas e superadas, das aprendizagens e da importância da responsabilidade docente. A metodologia de cunho teórico desenvolveu-se a partir dos referenciais de autores como Pimenta (2011), Pimenta e Lima (2008), Veiga (1994), Tardif (2010), Freire (1996), Piaget (1974) entre outros; além de relatos da própria vivência do estágio através da observação e da prática docente na Escola Complexo Educacional Santo André, em Assu/RN. Compreendemos o estágio como um elemento norteador de uma prática fundamentada na autonomia dos educadores frente às realidades vivenciadas em sua rotina escolar e não apenas como o pólo prático do curso, que por sua vez, deverá se constituir de reflexão a partir da realidade escolar. O contato com escola, seu fazer e suas experiências construídas no dia a dia nos possibilitam sair do abstrato para o concreto em que a teoria seja articulada com a prática, sem estarmos falando de coisas diferentes e indissociáveis, mas de elementos na forma educativa, buscando introduzir os conhecimentos adquiridos, para que não se diga: “na prática a teoria é diferente”. 

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.