O presente trabalho dirige-se para o desenvolvimento intelectual e cognitivo dos alunos de ensino médio, por meio de aulas praticas e atividades lúdicas, sabendo o quanto é difícil trabalhar nas escolas essas atividades, pois os alunos são providos de tecnologias que facilitam a perca de atenção para as aulas. Utilizando-se de matérias de baixo custo para confeccionar as fermentas e auxiliar nas aulas teóricas do professor, além de contribuir com o melhor entendimento pelos alunos do ensino médio, o trabalho corrobora com a formação dos alunos de graduação em licenciatura. Aplicado em 3 (três) turmas do ensino médio da escola estadual de ensino fundamental e médio “Prof.ª. Edda de Sousa Gonçalves” localizada no Mucípio de Soure ilha do Marajó, onde desenvolve atividades com experimentos e jogos lúdicos voltados para o conteúdo de ciências biológicas. Contudo ficou evidente a importância de praticas associados as aulas teóricas de ciências, pois a utilização do laboratório e recursos didáticos diferenciados atraem a atenção do alunos, que se volta ao novo, e além de esclarecer e tirar duvidas pode visualiza os assuntos muita das vezes abstratos em formas palpáveis.