Artigo Anais II CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

ENSINO DE QUÍMICA: UMA EXPERIÊNCIA A PARTIR DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO.

Palavra-chaves: ENSINO DE QUÍMICA, LICENCIATURA EM QUIMICA, ESTAGIO SUPERVISIONADO, FORMAÇÃO INICIAL, FORMAÇÃO INICIAL Comunicação Oral (CO) Química
"2017-06-07 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 28456
    "edicao_id" => 59
    "trabalho_id" => 754
    "inscrito_id" => 324
    "titulo" => "ENSINO DE QUÍMICA: UMA EXPERIÊNCIA A PARTIR DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO."
    "resumo" => "Este trabalho tem como objetivo fazer um relato de experiência do estagio supervisionado do ensino de química II, realizado pelas alunas da Universidade Federal de Pernambuco, nas aulas dos 1º anos do ensino médio, numa escola da rede Estadual na Cidade do Cabo de Santo Agostinho-PE. Primeiramente se observou a escola, as aulas e o professor, então traçou-se um perfil das turmas e do comportamento do professor em cada uma, e montou-se uma estratégia de ensino que intervisse na forma de aprendizagem dos estudantes. O assunto escolhido foi sobre tabela periódica, então inicialmente usou-se uma aula tradicional, e depois outros recursos como parodias, jogo: Bingo Periódico, experimento demonstrativo: teste de chama e um quebra-cabeça da classificação dos elementos na tabela periódica. Observou-se que as aulas eram monótonas e com pouca interação aluno/professor, notou-se que o professor tratava as turmas de forma diferente e que uma das turma era mais motivada que a outra. Sabendo disso na regência quando houve a intervenção das estagiarias nas turmas, a participação dos estudantes nas aulas foram surpreendente, até mesmo com os alunos menos motivados, os estudantes deram um feedback positivo a forma diferente de ensinar. E através dessa experiência percebemos a importância do estagio supervisionado na vida profissional do estudante de química, contribuindo para a formação da identidade do professor, que tem o desafio de superar o desinteresse dos alunos e tornar as aulas mais atrativas, com a reflexão de como se encontra a realidade na escola, gerando uma melhoria na forma de ensinar."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Química"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE QUÍMICA, LICENCIATURA EM QUIMICA, ESTAGIO SUPERVISIONADO, FORMAÇÃO INICIAL, FORMAÇÃO INICIAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV070_MD1_SA6_ID324_10052017020321.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:14"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:21:26"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GESSICA KARLA DE QUEIROZ"
    "autor_nome_curto" => "GESSICA KARLA"
    "autor_email" => "gessicakarl@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UFPE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais II CONAPESC"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2017"
    "edicao_logo" => "5e49fd7b37d20_16022020234203.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184199ee8b8_22072020103937.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-06-07 00:00:00"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 28456
    "edicao_id" => 59
    "trabalho_id" => 754
    "inscrito_id" => 324
    "titulo" => "ENSINO DE QUÍMICA: UMA EXPERIÊNCIA A PARTIR DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO."
    "resumo" => "Este trabalho tem como objetivo fazer um relato de experiência do estagio supervisionado do ensino de química II, realizado pelas alunas da Universidade Federal de Pernambuco, nas aulas dos 1º anos do ensino médio, numa escola da rede Estadual na Cidade do Cabo de Santo Agostinho-PE. Primeiramente se observou a escola, as aulas e o professor, então traçou-se um perfil das turmas e do comportamento do professor em cada uma, e montou-se uma estratégia de ensino que intervisse na forma de aprendizagem dos estudantes. O assunto escolhido foi sobre tabela periódica, então inicialmente usou-se uma aula tradicional, e depois outros recursos como parodias, jogo: Bingo Periódico, experimento demonstrativo: teste de chama e um quebra-cabeça da classificação dos elementos na tabela periódica. Observou-se que as aulas eram monótonas e com pouca interação aluno/professor, notou-se que o professor tratava as turmas de forma diferente e que uma das turma era mais motivada que a outra. Sabendo disso na regência quando houve a intervenção das estagiarias nas turmas, a participação dos estudantes nas aulas foram surpreendente, até mesmo com os alunos menos motivados, os estudantes deram um feedback positivo a forma diferente de ensinar. E através dessa experiência percebemos a importância do estagio supervisionado na vida profissional do estudante de química, contribuindo para a formação da identidade do professor, que tem o desafio de superar o desinteresse dos alunos e tornar as aulas mais atrativas, com a reflexão de como se encontra a realidade na escola, gerando uma melhoria na forma de ensinar."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Química"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE QUÍMICA, LICENCIATURA EM QUIMICA, ESTAGIO SUPERVISIONADO, FORMAÇÃO INICIAL, FORMAÇÃO INICIAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV070_MD1_SA6_ID324_10052017020321.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:14"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:21:26"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GESSICA KARLA DE QUEIROZ"
    "autor_nome_curto" => "GESSICA KARLA"
    "autor_email" => "gessicakarl@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UFPE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais II CONAPESC"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2017"
    "edicao_logo" => "5e49fd7b37d20_16022020234203.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184199ee8b8_22072020103937.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-06-07 00:00:00"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 07 de junho de 2017

Resumo

Este trabalho tem como objetivo fazer um relato de experiência do estagio supervisionado do ensino de química II, realizado pelas alunas da Universidade Federal de Pernambuco, nas aulas dos 1º anos do ensino médio, numa escola da rede Estadual na Cidade do Cabo de Santo Agostinho-PE. Primeiramente se observou a escola, as aulas e o professor, então traçou-se um perfil das turmas e do comportamento do professor em cada uma, e montou-se uma estratégia de ensino que intervisse na forma de aprendizagem dos estudantes. O assunto escolhido foi sobre tabela periódica, então inicialmente usou-se uma aula tradicional, e depois outros recursos como parodias, jogo: Bingo Periódico, experimento demonstrativo: teste de chama e um quebra-cabeça da classificação dos elementos na tabela periódica. Observou-se que as aulas eram monótonas e com pouca interação aluno/professor, notou-se que o professor tratava as turmas de forma diferente e que uma das turma era mais motivada que a outra. Sabendo disso na regência quando houve a intervenção das estagiarias nas turmas, a participação dos estudantes nas aulas foram surpreendente, até mesmo com os alunos menos motivados, os estudantes deram um feedback positivo a forma diferente de ensinar. E através dessa experiência percebemos a importância do estagio supervisionado na vida profissional do estudante de química, contribuindo para a formação da identidade do professor, que tem o desafio de superar o desinteresse dos alunos e tornar as aulas mais atrativas, com a reflexão de como se encontra a realidade na escola, gerando uma melhoria na forma de ensinar.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.