Na escola, seja ela fundamental, média ou superior os professores apresentam aos alunos conhecimentos que devem ser absorvidos de uma maneira significativa. Os alunos assimilam tais conhecimentos somente como informações a serem memorizadas, reproduzidas nas avaliações e esquecidas logo após. O trabalho teve como objetivo trazer uma proposta à elaboração de mapas conceituais, com foco em tratamento de água, na aprendizagem significativa. Utilizou-se dos organizadores prévios à construção do mapa conceitual. Foi aplicada a metodologia, por meio da qual quarenta alunos, do terceiro ano, do Ensino Médio, do curso integrado de logística, foram submetidos a uma pesquisa, seguindo uma abordagem qualitativa e dividida em 5 etapas: i) Aplicação do Questionário prévio. ii) Introdução dos organizadores prévios; iii) Construção dos mapas conceituais, de forma individual; iv) Discussão do Mapa Conceitual inicial, por meio de uma aula dialogada e, v) Aplicação do questionário posterior e construção do mapa conceitual, após decorridos 45 dias, do término da etapa iv. Analisadas as informações do questionário prévio e posterior, bem como os mapas conceituais, concluiu-se que, portanto, que os organizadores prévios aplicados, aliados à construção do mapa conceitual foram imprescindíveis ao conhecimento, concernentes as etapas no tratamento de água. Mostrando-se como uma ferramenta valiosa à construção do conhecimento, onde grande parte dos alunos conseguiram elaborar seu próprio mapa conceitual. Obteve-se, por fim, com a utilização dos organizadores prévios, um instrumento para compor o mapa conceitual, pois valorizou os conhecimentos anteriores obtidos pelos alunos e serviu como ponte para sedimentar a aprendizagem significativa.