Artigo Anais II CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

PROPOSTA PARA PROMOVER A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA COM FOCO EM TRATAMENTO DE ÁGUA, USANDO MAPAS CONCEITUAIS PARTINDO DE ORGANIZADORESS PRÉVIOS.

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Publicado em 07 de junho de 2017

Resumo

Na escola, seja ela fundamental, média ou superior os professores apresentam aos alunos conhecimentos que devem ser absorvidos de uma maneira significativa. Os alunos assimilam tais conhecimentos somente como informações a serem memorizadas, reproduzidas nas avaliações e esquecidas logo após. O trabalho teve como objetivo trazer uma proposta à elaboração de mapas conceituais, com foco em tratamento de água, na aprendizagem significativa. Utilizou-se dos organizadores prévios à construção do mapa conceitual. Foi aplicada a metodologia, por meio da qual quarenta alunos, do terceiro ano, do Ensino Médio, do curso integrado de logística, foram submetidos a uma pesquisa, seguindo uma abordagem qualitativa e dividida em 5 etapas: i) Aplicação do Questionário prévio. ii) Introdução dos organizadores prévios; iii) Construção dos mapas conceituais, de forma individual; iv) Discussão do Mapa Conceitual inicial, por meio de uma aula dialogada e, v) Aplicação do questionário posterior e construção do mapa conceitual, após decorridos 45 dias, do término da etapa iv. Analisadas as informações do questionário prévio e posterior, bem como os mapas conceituais, concluiu-se que, portanto, que os organizadores prévios aplicados, aliados à construção do mapa conceitual foram imprescindíveis ao conhecimento, concernentes as etapas no tratamento de água. Mostrando-se como uma ferramenta valiosa à construção do conhecimento, onde grande parte dos alunos conseguiram elaborar seu próprio mapa conceitual. Obteve-se, por fim, com a utilização dos organizadores prévios, um instrumento para compor o mapa conceitual, pois valorizou os conhecimentos anteriores obtidos pelos alunos e serviu como ponte para sedimentar a aprendizagem significativa.

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