Artigo Anais II CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

DESAFIOS DO PROFESSOR DE QUÍMICA NO USO DE NOVAS TECNOLOGIAS EM SALA DE AULA

Palavra-chaves: DESAFIOS, ENSINO-APRENDIZAGEM, INFORMÁTICA, TECNOLOGIAS Comunicação Oral (CO) Química
"2017-06-07 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 28361
    "edicao_id" => 59
    "trabalho_id" => 925
    "inscrito_id" => 25
    "titulo" => "DESAFIOS DO PROFESSOR DE QUÍMICA NO USO DE NOVAS TECNOLOGIAS EM SALA DE AULA"
    "resumo" => "Nos dias atuais, o uso das tecnologias ainda se apresenta como um desafio para muitos professores no desenvolvimento do trabalho docente. Questionamentos e reflexões acerca da influência da tecnologia nas ações pedagógicas, estão presentes nas pesquisas educacionais. Neste sentido, este artigo tem como objetivo apresentar dificuldades apontadas por parte dos professores, no uso das novas Tecnologias que são disponibilizadas para as escolas no trabalho docente. A pesquisa foi desenvolvida com 11 professores da rede de ensino do estado da Paraíba. A metodologia constituiu-se da aplicação de um questionário estruturado composto de perguntas objetivas. Os resultados forma sistematizados com base nas respostas dos sujeitos participantes da pesquisa. Os resultados apontam que quantidade dos recursos das escolas não são suficientes para professores e alunos, chamam atenção para a falta manutenção dos recursos tecnológicos disponível na escola, para as dificuldades que os professores tem em manusear esses aparelhos tecnológico, a  estrutura da escola, no qual observa-se que os docentes não utilizam a informática como ferramenta pedagógica, devido à falta de espaço no laboratório de informática que é pequeno para o grande número de alunos por turma e também o  pouco tempo destinado às aulas. Portanto, a pesquisa possibilitou observar que não basta apenas equipar as escolas com novas tecnologias, é preciso dar condições para que o professor como educador consciente de sua missão, possa utiliza-las no processo de ensino-aprendizagem do educando."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Química"
    "palavra_chave" => "DESAFIOS, ENSINO-APRENDIZAGEM, INFORMÁTICA, TECNOLOGIAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV070_MD1_SA6_ID25_15052017211043.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:14"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:21:26"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ELANE DA SILVA SALVADOR"
    "autor_nome_curto" => "ELANE SALVADOR"
    "autor_email" => "elane.salvador21@gmail.co"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais II CONAPESC"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2017"
    "edicao_logo" => "5e49fd7b37d20_16022020234203.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184199ee8b8_22072020103937.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-06-07 00:00:00"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 28361
    "edicao_id" => 59
    "trabalho_id" => 925
    "inscrito_id" => 25
    "titulo" => "DESAFIOS DO PROFESSOR DE QUÍMICA NO USO DE NOVAS TECNOLOGIAS EM SALA DE AULA"
    "resumo" => "Nos dias atuais, o uso das tecnologias ainda se apresenta como um desafio para muitos professores no desenvolvimento do trabalho docente. Questionamentos e reflexões acerca da influência da tecnologia nas ações pedagógicas, estão presentes nas pesquisas educacionais. Neste sentido, este artigo tem como objetivo apresentar dificuldades apontadas por parte dos professores, no uso das novas Tecnologias que são disponibilizadas para as escolas no trabalho docente. A pesquisa foi desenvolvida com 11 professores da rede de ensino do estado da Paraíba. A metodologia constituiu-se da aplicação de um questionário estruturado composto de perguntas objetivas. Os resultados forma sistematizados com base nas respostas dos sujeitos participantes da pesquisa. Os resultados apontam que quantidade dos recursos das escolas não são suficientes para professores e alunos, chamam atenção para a falta manutenção dos recursos tecnológicos disponível na escola, para as dificuldades que os professores tem em manusear esses aparelhos tecnológico, a  estrutura da escola, no qual observa-se que os docentes não utilizam a informática como ferramenta pedagógica, devido à falta de espaço no laboratório de informática que é pequeno para o grande número de alunos por turma e também o  pouco tempo destinado às aulas. Portanto, a pesquisa possibilitou observar que não basta apenas equipar as escolas com novas tecnologias, é preciso dar condições para que o professor como educador consciente de sua missão, possa utiliza-las no processo de ensino-aprendizagem do educando."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Química"
    "palavra_chave" => "DESAFIOS, ENSINO-APRENDIZAGEM, INFORMÁTICA, TECNOLOGIAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV070_MD1_SA6_ID25_15052017211043.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:14"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:21:26"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ELANE DA SILVA SALVADOR"
    "autor_nome_curto" => "ELANE SALVADOR"
    "autor_email" => "elane.salvador21@gmail.co"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais II CONAPESC"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2017"
    "edicao_logo" => "5e49fd7b37d20_16022020234203.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184199ee8b8_22072020103937.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-06-07 00:00:00"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 07 de junho de 2017

Resumo

Nos dias atuais, o uso das tecnologias ainda se apresenta como um desafio para muitos professores no desenvolvimento do trabalho docente. Questionamentos e reflexões acerca da influência da tecnologia nas ações pedagógicas, estão presentes nas pesquisas educacionais. Neste sentido, este artigo tem como objetivo apresentar dificuldades apontadas por parte dos professores, no uso das novas Tecnologias que são disponibilizadas para as escolas no trabalho docente. A pesquisa foi desenvolvida com 11 professores da rede de ensino do estado da Paraíba. A metodologia constituiu-se da aplicação de um questionário estruturado composto de perguntas objetivas. Os resultados forma sistematizados com base nas respostas dos sujeitos participantes da pesquisa. Os resultados apontam que quantidade dos recursos das escolas não são suficientes para professores e alunos, chamam atenção para a falta manutenção dos recursos tecnológicos disponível na escola, para as dificuldades que os professores tem em manusear esses aparelhos tecnológico, a estrutura da escola, no qual observa-se que os docentes não utilizam a informática como ferramenta pedagógica, devido à falta de espaço no laboratório de informática que é pequeno para o grande número de alunos por turma e também o pouco tempo destinado às aulas. Portanto, a pesquisa possibilitou observar que não basta apenas equipar as escolas com novas tecnologias, é preciso dar condições para que o professor como educador consciente de sua missão, possa utiliza-las no processo de ensino-aprendizagem do educando.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.