A educação e os processos de ensino e aprendizagem estão vivenciando momentos de mudanças. A transmissão de informações e as interações sociais acontecem em qualquer lugar, basta ter um aparelho digital e acesso à internet. A informação é global como o conhecimento. A utilização de mídias digitais une nações e saberes, há uma gama de possibilidades a serem exploradas. Os estudantes de hoje não utilizam apenas o livro como fonte de conhecimento, normalmente recorrem a sites, como o YouTube, com diversos vídeos, que vão do entretenimento ao educacional, esta interface possibilita que os usuários produzam vídeos e divulguem digitalmente e podem ser acessado em qualquer lugar do mundo. Característica da Educação 3.0 e dos alunos atuais, pois o conhecimento apresenta-se contextualizado. Este projeto foi desenvolvido nas aulas de Ciências com alunos do 9º ano de uma escola municipal situada em Esperança-PB e objetiva compreender os critérios usados pelos alunos para pesquisar vídeos, como recurso cognitivo e analisar as contribuições cognitivas que esta atividade pode agregar aos discentes na execução em sala de aula. Apresenta abordagem qualitativa exploratória, como uma pesquisa-ação, a coleta de dados por observação na produção e execução e análise carater interpretativo-descritiva. O aporte teórico se baseou em Freire (2000), Perrenoud (2000), Prensky (2001), Fava (2014), entre outros. Portanto, é uma pesquisa de resultado pertinente, pela construção do pensar cientifíco a partir de pesquisa em vídeos na internet, pois atingiu seus objetivos e demonstrou ser significativo para o ensino e para a aprendizagem, já que houve desenvolvimento cognitivo.