Artigo Anais II CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

ENTENDENDO A QUÍMICA DO CORPO HUMANO ATRAVÉS DA CONSTRUÇÃO DE JOGOS: CONTRIBUIÇÕES DO PIBID NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM CIÊNCIAS

Palavra-chaves: PIBID, JOGOS, QUÍMICA ORGÂNICA Pôster (PO) Ensino de Ciências
"2017-06-07 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 28460
    "edicao_id" => 59
    "trabalho_id" => 342
    "inscrito_id" => 581
    "titulo" => "ENTENDENDO A QUÍMICA DO CORPO HUMANO ATRAVÉS DA CONSTRUÇÃO DE JOGOS: CONTRIBUIÇÕES DO PIBID NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM CIÊNCIAS"
    "resumo" => "Os jogos têm sido usados como metodologia facilitadora do processo de ensino e aprendizagem por possibilitar a compreensão dos conteúdos de forma lúdica, motivadora e interativa que permite que estudantes desenvolvam habilidades e competências em relação a conteúdos específicos a partir da elaboração dos jogos. Este trabalho teve por objetivo elaborar, confeccionar e divulgar jogos didáticos a fim de facilitar a compreensão e reflexão sobre o papel das substâncias químicas presentes no corpo humano. O trabalho foi desenvolvido pelo PIBID-Unifacex na escola Estadual Professor José Fernandes Machado, em Natal/RN, com uma turma de 9° ano (ensino fundamental) contendo 25 alunos. Foi proposto que os alunos se dividissem em 3 grupos, para confeccionar modelos de jogos sobre as principais substâncias orgânicas e inorgânicas, suas funções e importâncias, destacando alimentos ricos nestas. Posteriormente, os jogos foram apresentados no grande grupo em sala, com demonstrações e discussões sobre as regras e em seguida foi apresentado à comunidade escolar. Foram construídos três jogos de tabuleiro utilizando cartolinas, ilustrados com desenhos e figuras feitas pelos alunos. Um jogo referente a lipídeos e proteínas, um jogo sobre vitaminas e carboidratos, e um sobre Água e sais minerais. Com o término das atividades e a construção e exposição dos jogos, os objetivos do trabalho foram contemplados, onde foi constatado que os alunos demonstraram interesse em participar na confecção dos jogos, que tornou-se  uma atividade atrativa para eles, onde puderam usar da criatividade para a construção de modelo de jogo."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "PIBID, JOGOS, QUÍMICA ORGÂNICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV070_MD4_SA21_ID581_01052017003634.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:14"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:21:26"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DALVAN HENRIQUE LUIZ ROMEIRO"
    "autor_nome_curto" => "TAM HENRIQUE"
    "autor_email" => "tamhenriquebiology@gmail."
    "autor_ies" => "UNIFACEX"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais II CONAPESC"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2017"
    "edicao_logo" => "5e49fd7b37d20_16022020234203.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184199ee8b8_22072020103937.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-06-07 00:00:00"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 28460
    "edicao_id" => 59
    "trabalho_id" => 342
    "inscrito_id" => 581
    "titulo" => "ENTENDENDO A QUÍMICA DO CORPO HUMANO ATRAVÉS DA CONSTRUÇÃO DE JOGOS: CONTRIBUIÇÕES DO PIBID NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM CIÊNCIAS"
    "resumo" => "Os jogos têm sido usados como metodologia facilitadora do processo de ensino e aprendizagem por possibilitar a compreensão dos conteúdos de forma lúdica, motivadora e interativa que permite que estudantes desenvolvam habilidades e competências em relação a conteúdos específicos a partir da elaboração dos jogos. Este trabalho teve por objetivo elaborar, confeccionar e divulgar jogos didáticos a fim de facilitar a compreensão e reflexão sobre o papel das substâncias químicas presentes no corpo humano. O trabalho foi desenvolvido pelo PIBID-Unifacex na escola Estadual Professor José Fernandes Machado, em Natal/RN, com uma turma de 9° ano (ensino fundamental) contendo 25 alunos. Foi proposto que os alunos se dividissem em 3 grupos, para confeccionar modelos de jogos sobre as principais substâncias orgânicas e inorgânicas, suas funções e importâncias, destacando alimentos ricos nestas. Posteriormente, os jogos foram apresentados no grande grupo em sala, com demonstrações e discussões sobre as regras e em seguida foi apresentado à comunidade escolar. Foram construídos três jogos de tabuleiro utilizando cartolinas, ilustrados com desenhos e figuras feitas pelos alunos. Um jogo referente a lipídeos e proteínas, um jogo sobre vitaminas e carboidratos, e um sobre Água e sais minerais. Com o término das atividades e a construção e exposição dos jogos, os objetivos do trabalho foram contemplados, onde foi constatado que os alunos demonstraram interesse em participar na confecção dos jogos, que tornou-se  uma atividade atrativa para eles, onde puderam usar da criatividade para a construção de modelo de jogo."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "PIBID, JOGOS, QUÍMICA ORGÂNICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV070_MD4_SA21_ID581_01052017003634.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:14"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:21:26"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DALVAN HENRIQUE LUIZ ROMEIRO"
    "autor_nome_curto" => "TAM HENRIQUE"
    "autor_email" => "tamhenriquebiology@gmail."
    "autor_ies" => "UNIFACEX"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais II CONAPESC"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2017"
    "edicao_logo" => "5e49fd7b37d20_16022020234203.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184199ee8b8_22072020103937.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-06-07 00:00:00"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 07 de junho de 2017

Resumo

Os jogos têm sido usados como metodologia facilitadora do processo de ensino e aprendizagem por possibilitar a compreensão dos conteúdos de forma lúdica, motivadora e interativa que permite que estudantes desenvolvam habilidades e competências em relação a conteúdos específicos a partir da elaboração dos jogos. Este trabalho teve por objetivo elaborar, confeccionar e divulgar jogos didáticos a fim de facilitar a compreensão e reflexão sobre o papel das substâncias químicas presentes no corpo humano. O trabalho foi desenvolvido pelo PIBID-Unifacex na escola Estadual Professor José Fernandes Machado, em Natal/RN, com uma turma de 9° ano (ensino fundamental) contendo 25 alunos. Foi proposto que os alunos se dividissem em 3 grupos, para confeccionar modelos de jogos sobre as principais substâncias orgânicas e inorgânicas, suas funções e importâncias, destacando alimentos ricos nestas. Posteriormente, os jogos foram apresentados no grande grupo em sala, com demonstrações e discussões sobre as regras e em seguida foi apresentado à comunidade escolar. Foram construídos três jogos de tabuleiro utilizando cartolinas, ilustrados com desenhos e figuras feitas pelos alunos. Um jogo referente a lipídeos e proteínas, um jogo sobre vitaminas e carboidratos, e um sobre Água e sais minerais. Com o término das atividades e a construção e exposição dos jogos, os objetivos do trabalho foram contemplados, onde foi constatado que os alunos demonstraram interesse em participar na confecção dos jogos, que tornou-se uma atividade atrativa para eles, onde puderam usar da criatividade para a construção de modelo de jogo.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.