Os jogos têm sido usados como metodologia facilitadora do processo de ensino e aprendizagem por possibilitar a compreensão dos conteúdos de forma lúdica, motivadora e interativa que permite que estudantes desenvolvam habilidades e competências em relação a conteúdos específicos a partir da elaboração dos jogos. Este trabalho teve por objetivo elaborar, confeccionar e divulgar jogos didáticos a fim de facilitar a compreensão e reflexão sobre o papel das substâncias químicas presentes no corpo humano. O trabalho foi desenvolvido pelo PIBID-Unifacex na escola Estadual Professor José Fernandes Machado, em Natal/RN, com uma turma de 9° ano (ensino fundamental) contendo 25 alunos. Foi proposto que os alunos se dividissem em 3 grupos, para confeccionar modelos de jogos sobre as principais substâncias orgânicas e inorgânicas, suas funções e importâncias, destacando alimentos ricos nestas. Posteriormente, os jogos foram apresentados no grande grupo em sala, com demonstrações e discussões sobre as regras e em seguida foi apresentado à comunidade escolar. Foram construídos três jogos de tabuleiro utilizando cartolinas, ilustrados com desenhos e figuras feitas pelos alunos. Um jogo referente a lipídeos e proteínas, um jogo sobre vitaminas e carboidratos, e um sobre Água e sais minerais. Com o término das atividades e a construção e exposição dos jogos, os objetivos do trabalho foram contemplados, onde foi constatado que os alunos demonstraram interesse em participar na confecção dos jogos, que tornou-se uma atividade atrativa para eles, onde puderam usar da criatividade para a construção de modelo de jogo.